Grafite de Baleia chama atenção de Coordenador do Projeto Amigos da Jubarte

 Na praia de Meaípe, em Guarapari-ES, encontro inesperado se transforma em amizade

 

Enquanto passeava pela orla de Meaípe, Sandro Firmino, um dos coordenadores do Projeto Amigos da Jubarte, observou um grafiteiro esboçando traços de animais marinhos em um muro, entre eles, estava uma baleia-jubarte.

 

Curioso pela situação, Sandro se aproximou do artista e comentou sobre o grafite e sobre o Projeto Amigos da Jubarte, no qual coordena no Espírito Santo, o que rendeu uma nova amizade.

 

O artista era John “Tamo Junto”, ele estava de passagem pelo Espírito Santo ao lado da esposa em sua Kombi, em uma viagem pelo litoral brasileiro. 

 

Em depoimento a Sandro, o grafiteiro diz trocar suas artes por refeições, ajuda de custos (como gasolina) e manutenção para a kombi, assim, ele consegue realizar o sonho de conhecer todo o litoral brasileiro e ainda divulgar suas artes para as pessoas.

 

 

"Desde criança eu sempre amei as baleias. Esse encontro com o Sandro foi muito especial pra mim", afirmou John.

 

O Projeto Amigos da Jubarte sempre busca utilizar a arte como ferramenta para sensibilizar as pessoas ao tentar conectá-las e aproximá-las do meio ambiente, em especial da vida marinha, tendo a baleia-jubarte como "espécie bandeira" dessa luta pela conservação dos oceanos.

 

 

E a arte não para por aí!

 

Outro parceiro do Projeto Amigos da Jubarte é o artista Nico Duarte que, depois de participar de várias ações de limpeza de praia e ser o artista responsável por desenhar os mosaicos de resíduos representando animais marinhos, resolveu desenhar no muro da orla de sua comunidade uma baleia-jubarte com o seu filhote junto do símbolo do projeto, o coração formado a partir da nadadeira caudal de uma baleia-jubarte.

 

 

"Eu nasci na beira do mar, sempre gostei de proteger a vida marinha. Conhecer o projeto e suas ações, fez com que eu me despertasse ainda mais interesse em conhecer esse mamífero fantástico. Foi uma espécie de homenagem que fiz desenhando as jubartes", frisou Nico.

 

A arte foi produzida durante uma das ações de limpeza que aconteceu no bairro onde o grafiteiro é residente, Jesus de Nazareth, em Vitória-ES.

 

Conheça mais os  trabalhos artistas John e Nico seguindo suas redes sociais @john__tamojunto e @nicogtd.

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br