top of page

Grande evento de limpeza de praia em Vitória, capital do Espírito Santo

No dia 25 de Novembro (Domingo) de 2018, aconteceu um grande evento de limpeza de praia em Vitória, capital do Espírito Santo. Esse evento é uma iniciativa fomentada pelo Projeto Pegada, envolvendo importantes ONGs de preservação e conservação da natureza, aberto para toda sociedade participar.

Segundo Sandro Firmino, ambientalista e coordenador do Projeto Amigos da Jubarte, o evento é uma forma de chamar atenção da sociedade em relação ao descarte adequado do lixo produzido. Quando feito de forma incorreta o lixo acaba chegando no mar e ceifando milhares de vidas marinhas, sem contar com os micro lixos, principais vilões. “É preciso repensar nossas atitudes! Atividades como essa são muito importante para o despertar. Esse é o maior legado que queremos deixar, o do cuidado com a nossa casa.”

Plantio de mudas de restinga também aconteceram no dia, no projeto de revitalização do Quiosque 1 da curva da jurema. Uma iniciativa do Oceanógrafo Paulo Rodrigues representante da Ecomaris, com apoio da Prefeitura de Vitória, Secretaria do Meio Ambiente e de voluntários que também acreditam na importância dessas iniciativas.

A limpeza começou às 8h da manhã com a participação de diversos voluntários que foram orientados por grupos organizados que disponibilizaram materiais para coleta de lixo (em especial o Instituto Jacaranema) contando com o apoio de agentes de limpeza da Prefeitura de Vitória. A coleta de lixo ocorreu durante o dia nas praias da Ilha do Boi (direita e esquerda), Curva da Jurema, Ilha do Frade e Praia de Camburi. Posteriormente, todo lixo retirado da areia foi utilizado em uma intervenção artística de mosaico de lixo, no formato de uma Baleia adulta de 16 metros, com cerca de 1 tonelada de lixo recolhido das praias. Foi uma forma simbólica de agradecer as Baleias por nos visitarem todos os anos e nos despedindo da temporada 2018.

Para a realização de uma obra desse porte, o evento teve apoio da Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Vitória, que conta com embarcações, além de coletar lixo das praias, foram nas margens do mangue. Ações de retirada de redes ilegais de pesca também aconteceram com o apoio da fiscalização e também serviu para a composição da obra. Vitória tem enfrentado um grande desafio. Por ano, milhares de tartarugas são encontradas mortas nessas redes ilegais.

Participaram da Atividade: Instituto O Canal, Instituto Últimos Refúgios, Instituto Jacarenema, Ecomaris, Instituto Marcos Daniel, Desbravadores, Sea Shepherd, Projeto Amigos da Jubarte, Vigilantes do Ecossistema e Projeto Pegada. Este último, juntamente com o Six Entretenimentos disponibilizaram lancha e jet ski para o evento.




O evento faz parte do calendário da Virada Turística do Estado 2018.

Limpeza de praia, conscientização, arte, sensibilização, educação, cidadania. Voluntários são bem-vindos!

* Fotos de Leonardo Merçon, Presidente do Instituto Últimos Refúgios

--

Para aqueles que têm interesse em ver as baleias-jubarte em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal, Instituto Últimos Refúgios, Instituto Ecomaris. Conta com a parceria da Vale, Instituto Baleia Jubarte (Projeto Baleia Jubarte), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Prefeitura de Vitória.

bottom of page