top of page

Projeto Amigos da Jubarte e UFES Unidos Na Pesquisa Com Baleias

TV Gazeta mostra trabalho de pesquisa realizado a partir da parceria entre o Projeto Amigos da Jubarte e a Universidade Federal do Espírito Santo


Na manhã do dia 29 de outubro, a Tv Gazeta transmitiu uma reportagem, durante o programa Bom Dia ES, sobre a pesquisa de monitoramento de cetáceos que está sendo realizada com o auxílio de drones, pelo Projeto Amigos da Jubarte em parceria com a UFES.


O repórter da Tv Gazeta, André Junqueira, participou da expedição e acompanhou de perto a metodologia de pesquisa que está sendo feita com os drones. Durante a reportagem, o repórter também entrevistou Fábia Luna, Coordenadora de Mamíferos Aquáticos da ICMbio, que também esteve na expedição.



Frame do programa.

A Pesquisa


O Projeto Amigos da Jubarte realiza pesquisas de monitoramento de cetáceos desde de 2016 através do Jubarte.Lab, braço científico do projeto, e nos últimos anos firmou uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, com equipe coordenada pelo professor Agnaldo Martins, que passou a realizar a pesquisa com as baleias.


Com os avanços tecnológicos, os métodos de pesquisa também avançaram, um exemplo disso é a utilização do drone como ferramenta de videomonitoramento sendo realizado imagens aéreas das rotas que são feitas pelas jubartes.



Frame do programa.

Mamãe e Filhote à Vista


Na expedição em que a reportagem foi gravada, uma cena chamou a atenção de todos que estavam a bordo: uma mamãe jubarte navegando junto ao seu filhote recém nascido.


De acordo com Agnaldo Martins, professor e coordenador da pesquisa científica do Jubarte.Lab, a mamãe jubarte, provavelmente, estaria ensinando ao seu filhote os primeiros movimentos necessários para que ele consiga se virar sozinho futuramente.


Frame do programa.

Grupo Competitivo


Outro fato muito legal que ocorreu durante a gravação da reportagem, foi o avistamento de um grupo competitivo de nove baleias realizando diversos movimentos como cabeçadas, batida de caudal e saltos.


Esses grupos competitivos são baleias machos que disputam uma baleia fêmea para acasalar.


Turismo


Para o Coordenador do Projeto Amigos da Jubarte, Thiago Ferrari, as imagens áreas podem atrair mais turistas para a prática da observação de baleias que é uma atividade econômica muito benéfica que gera mais emprego e renda para as comunidades costeiras.

Frame do programa.

Imagens de Drone

As imagens de Drone para a reportagem foram captadas pelos cinegrafistas Luciano Cajaíba, Filipe de Moraes e Leonardo Merçon.



Frame do programa.

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.





Comentarios


bottom of page