Luz, Câmera e Baleia-jubarte: Oficina de WebTv e Games no Molaa

Oficinas de WebTv e Games mostram aos alunos a importância da preservação da baleia-jubarte e de todo o meio ambiente marinho


O Projeto Amigos da Jubarte, em parceria com a Molaa e a Vale, está realizando oficinas de WebTv e Games com alunos do 9° ano da EMEF Alvaro de Castro Mattos.

Em encontros presenciais, entre os meses de agosto e setembro, os alunos aprendem na prática como é feita a produção de vídeos para a internet, além de criarem jogos interativos e educacionais.


Nessas oficinas preparadas pelo Molaa, os estudante são ensinados sobre o quanto a conservação da baleia-jubarte contribui para o meio ambiente marinho e para a preservação de outras espécies.

Os alunos são sensibilizados ao perceberem, que, com a produção de materiais didáticos, eles também conseguem espalhar a mensagem positiva sobre conscientização ambiental.


Objetivo das Oficinas

O principal objetivo dessas oficinas, de acordo com a Molaa, é “conectar as atividades de educação ambiental do Projeto Amigos da Jubarte com elementos lúdicos e uma metodologia empática baseada em ferramentas múltiplas eficazes e de impacto”.



Com as atividades que estão sendo desenvolvidas e produzidas, os alunos, além de se divertirem, aprendem a trabalhar em equipe, produzindo um conteúdo informativo, educativo e interativo.


Os produtos gerados são disponibilizados na internet ao final das oficinas, para que qualquer pessoa possa consumir esse material e se sensibilizar com a beleza e a magnitude das Baleias-jubarte.



Oficina de WebTv


Com a linguagem da WebTv utilizada por “Youtubers”, os estudantes discutem temas relacionados ao meio ambiente e a preservação das baleias-jubarte. O resultado dessas discussões é a produção de vídeos com opiniões, fala, montagem, elementos gráficos, entre outras técnicas que envolvem os alunos e os integrantes da Molaa.


Em grupos, divididos entre câmera, som, apresentadores e produção, os estudantes produzem e editam vídeos didáticos com até dois minutos de duração.

Oficina de Games

Na oficina de games, os alunos se aproximam dos conceitos e das ferramentas básicas de desenvolvimento de jogos digitais. Com ela, eles exploram o lado prático e lúdico da criação de um game, sendo considerado o caráter ambiental e educativo desse produto diante da preservação das baleias-Jubarte.


De acordo com a Molaa, o desenvolvimento de jogos é uma oportunidade de trabalhar habilidades multidisciplinares dos estudantes, que vão desde a música, artes visuais, programação, além de todo o trabalho criativo e em equipe.

Amigos da Jubarte

As oficinas fazem parte do Ciclo de Educação Ambiental do Projeto Amigos da Jubarte. Elas são chamadas de “Baleia-jubarte: O Ambiente Marinho Capixaba” e neste ano está sendo realizada sua segunda edição.


As oficinas mostram a evolução do processo de capacitação e do trabalho com os alunos. De acordo com o Coordenador do Projeto Amigos da Jubarte, Thiago Ferrari, a função dessas atividades é colocar os estudantes em contato com tecnologias de ponta a serviço da conservação.




“A intenção dessa parceria com a Molaa é ensinar aos alunos a como utilizar essas novas tecnologias em prol de algo benéfico para o planeta”, afirma Thiago Ferrari.




--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.