Evento apontou os avanços e resultados quanto a conscientização e preservação do maior mamífero capixaba, além das atividades desenvolvidas pelo Projeto Amigos da Jubarte durante o ano de 2018
No dia 18 de julho, no Parque Botânico da Vale, ocorreu o lançamento do livro “Baleias-jubarte: Um Tesouro Capixaba”, um relatório de observação de baleias e das atividades desenvolvidas no Espírito Santo pelo Projeto Amigos da Jubarte.
Esse relatório foi um junção de todas as atividades realizadas pelo projeto no ano de 2018 e no primeiro semestre de 2019. Nele estão todos os resultados de pesquisa desenvolvidos pelo Jubarte.Lab relacionados a composição social das baleias, seus padrões comportamentais, a foto-identificação e a biogeografia, que é justamente a localização de onde as baleias foram avistadas, mostrando, dessa forma, a área de pesquisa.
Capacitação das Agências
No relatório também foi relatado todo o processo de capacitação das agências de turismo que realizam a prática de observação das baleias. Para isso, foi realizado um evento no Parque Botânico da Vale, onde foi ensinado noções de proteção aos Cetáceos, regras de avistamento, noções da biologia da baleia e as normas exigidas pelo projeto.
Uma determinação, que deve ser adotada pela agência de turismo, é a presença de pelo menos um pesquisador do projeto dentro da embarcação, o que assegura que ocorra de forma correta a prática de observação.
Educação Ambiental
As atividades de educação ambiental, e seus resultados, também foram incluídas no relatório. Tanto alunos da rede municipal de ensino público quanto alunos da rede particular participaram das atividades de capacitação junto com seus respectivos professores e pedagogos.
Os alunos da Crescer PHD participaram de oficinas de tecnologia, web-tv e games em vários encontros presenciais. Destas atividades, foram criados dois produtos: um jogo sobre as jubartes e um canal no YouTube nomeado “Jujuba Crew”.
O Evento
O evento reuniu, além de integrantes do Projeto Amigos da Jubarte e de outros institutos parceiros, convidados do projeto e voluntários.
Thiago Ferrari, um dos coordenadores do projeto, fez uma apresentação sobre o relatório e explicou sua importância para pesquisas futuras sobre as baleias-jubarte.
“Por ser algo novo, a plateia fica muito surpresa com os dados e com as informações apresentadas. As pessoas saberem que existem 20 mil baleias no litoral do Espírito Santo é algo muito interessante”, afirma Thiago.
Com a apresentação dos dados e dos resultados durante o evento, foi possível perceber o quanto é ainda uma novidade a presença da baleias-jubarte no litoral capixaba e como elas podem fomentar a economia local com o turismo sustentável e a prática da observação.
As baleias estão se tornando uma espécie guarda-chuva, ou seja, com seu carisma, atrai a atenção de muitos curiosos que querem sua preservação, incentivando a conservação do oceano e de toda a fauna marinha que habita no mesmo ambiente que as baleias-jubarte.
--
Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com
Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.
Comments