Nova peça de sensibilização do Projeto Amigos da Jubarte ganha forma e passa a fazer parte do ciclo de educação ambiental
A educação ambiental é um dos principais braços de sensibilização realizado pelo Projeto Amigos da Jubarte. Por meio de diversas ações com crianças, jovens e até mesmo adultos, o projeto difunde o conhecimento científico ao falar sobre os comportamentos e a biologia das baleias e espalha o sentimento de pertencimento e de necessidade da conservação.
A baleia-jubarte é uma espécie "guarda-chuva" funcionando como um símbolo para o fomento da preservação e da conservação dos oceanos. Por ser uma espécie topo de cadeia, a proteção das baleias beneficia diversos outros seres marinhos, melhorando o atual estado dos oceanos e permitindo que mais animais consigam se desenvolver e procriar.
Tabuleiro da Jujuba
Para que a mensagem de sensibilização ambiental consiga atingir o maior número de pessoas, uma série de ferramentas, como jogos, palestras e atividades, tiveram que ser criadas visando fomentar o sentimento de empatia pelas baleias-jubarte.
Uma das principais ferramentas de sensibilização desenvolvidas em 2019 foi o Jogo de Tabuleiro Gigante da Jujuba, produzido com a ajuda do talentoso ilustrador Felipe Prest, que recebeu o pedido de realizar toda a arte do jogo pelo Projeto Amigos da Jubarte.
Felipe é ilustrador de games e conta que nunca tinha trabalhado com a ilustração de um jogo de tabuleiro que servisse como peça de educação ambiental.
"Apesar de bem ocupado, fiz questão de participar, pois já conhecia o projeto e gostei muito da ideia do jogo de tabuleiro", conta Felipe.
O ilustrador diz ter ficado muito feliz com o resultado e que fica muito grato pela oportunidade de fazer um trabalho que servisse de incentivo a sensibilização ambiental para muitas crianças.
"Eu gosto muito da ideia de poder ajudar com a conscientização em causas como essa, a proteção da baleia-jubarte. Fico muito feliz de saber que as crianças se interessaram e se divertiram com o tabuleiro", disse Felipe.
Como se Joga?
O jogo de tabuleiro representa o ciclo do primeiro ano de vida de uma baleia-jubarte, desde do momento em que ela nasce, ir se alimentar na antártica e voltar para sua casa em Vitória, no Espírito Santo.
Arte do tabuleiro feita por Felipe Prest
De acordo com Even Aguiar, coordenadora de educação ambiental do Projeto Amigos da Jubarte, o jogo funciona da seguinte forma: duas pessoas irão começar na primeira casa do tabuleiro, depois será feita uma escolha de quem irá começar, a pessoa que iniciar vai lançar o dado e por seguinte terá que responder uma pergunta sobre a baleia-jubarte, se a pessoa souber a resposta ela irá andar o número de casas do dado que caiu, caso ela não acerte a pergunta, ela perde sua vez e não anda nenhuma casa e passa a vez para o outro competidor, o vencedor do jogo será aquele que chegar primeiro na última casa.
Educação Ambiental
O ano de 2019 foi de muitos avanços para o Projeto Amigos da Jubarte. A educação ambiental foi uma das áreas que mais avançaram, tanto em proporção quanto em eficiência. Para que esse feito ocorresse, muitos foram os esforços e desafios encontrados pelos educadores.
A princípio, foi necessário entender melhor o público que o projeto queria atingir e traçar o sentimento que era desejado alcançar. A partir disso, um estudo foi realizado para compreender melhor os ajustes que precisavam ser feitos.
Com isso, o trabalho de educação ambiental se desenvolveu e alcançou proporções significativas, alcançando um grande número de ações de sensibilização ambiental e atingindo um número expressivo de crianças que passaram a enxergar a baleia-jubarte como um animal simpático e carismático.
--
Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com
Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.
Comments