top of page

A Craca e as Baleias-jubarte

Entenda a relação desse crustáceo com as gigantes do mar


Você já deve ter reparado em fotos e vídeos que a maioria das baleias-jubarte apresentam pequenos pontos brancos ao longo de seu corpo. Algumas dessas manchas são na verdade cracas que grudam no corpo da baleia ao longo dos anos.


Ao contrário do que muitos pensam, as cracas não são parasitas e não oferecem nenhum tipo de risco para a baleia. As cracas apenas pegam carona nas baleias-jubarte, como meio de transporte, para viajar pelo oceano.


Cracas são crustáceos artrópodes, animais invertebrados que possuem exoesqueleto, assim como o camarão, o escorpião, siris e outros. Elas aderem na superfície escolhida, nesse caso na pele da baleia, retirando sujeiras e obstruções, agindo como agente esterilizador.

Relação Ecológica

De acordo com Agnaldo Martins, coordenador do jubarte.lab, braço científico do Projeto Amigos da Jubarte, a relação ecológica das cracas com a baleias é de inquilinismo, uma relação interespecífica harmônica em que apenas uma das partes obtém benefício, sem prejuízo da outra.

Neste caso de inquilinismo, as cracas são beneficiadas pelas baleias, que não sofrem com a sua presença, servindo como meio de transporte.



A Importância das cracas


As cracas são muito importantes na cadeia alimentar por funcionarem como animais filtradores ao ingerirem alimentos dissolvidos no mar, sendo fundamental para a limpeza da água e para a vida de outros organismos vivos, além de servirem de alimentos para outros animais marinhos.

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.




bottom of page