top of page

Aprovação da resolução da "Declaração de Florianópolis" e Rejeição da proposta do Japão pe

Ainda que a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul tenha sido rejeitada, a 67ª reunião da Comissão Internacional Baleeira se encerrou com excelentes conquistas na luta pela preservação destes cetáceos.

No último dia de evento (14), foi rejeitada a proposta do Japão pela suspensão da moratória da caça comercial de baleias, que perdura desde 1946 devido ao risco de extinção de várias espécies. Depois de dias de discussões e reuniões em Florianópolis (SC), o plano japonês foi rejeitado por grande maioria dos 89 países que compõem o órgão internacional.


A decisão foi tomada depois que as delegações aprovaram na quinta-feira a resolução da "Declaração de Florianópolis", documento que eleva o nível de segurança das baleias em migração e que obteve 39 votos a favor, com 27 contra e quatro abstenções.


A declaração foi estabelecida com o objetivo principal de expressar a vontade da delegação brasileira em direcionar o foco da comissão para os esforços de pesquisa e viabilidade econômica do Whale Watching, em detrimento aos estudos da volta da caça sem qualquer tipo de manejo. A declaração salienta, ainda, a existência de “uma abundância” de métodos de pesquisa não-letais.

Em 20 anos, pela primeira vez tivemos uma vitória expressiva, colocando a questão da conservação como prioritária e reafirmando os princípios básicos de proteção das baleias.

Contrário às práticas japonesas, o Brasil também apresentou na última terça-feira (11), uma proposta para a criação de um Santuário de Baleias do Atlântico Sul, que infelizmente foi rejeitada. Com o santuário, as baleias ganhariam um território de proteção entre os continentes americano e africano, com a caça totalmente proibida, mesmo a científica. O país apresenta essa proposta desde 2001 e sempre consegue maioria simples; mas para ser aprovada, precisa de 75% dos votos.



A Comissão Internacional Baleeira (CIB) é uma organização mundial responsável pela conservação das baleias e outros mamíferos marinhos. Foi a primeira vez que o Brasil sediou o encontro da Comissão, criada em 1946.


GALERIA


--

O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal, Instituto Últimos Refúgios, Instituto Ecomaris. Conta com a parceria da Vale, Instituto Baleia Jubarte (Projeto Baleia Jubarte), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Prefeitura de Vitória.


bottom of page