Amigos da Jubarte na 67ª reunião da Comissão Internacional Baleeira (International Whaling Commissio

Mesmo com todos os esforços e ainda antes do seu término, a 67ª reunião da Comissão Internacional Baleeira (International Whaling Commission) recebeu a pior das decisões: uma vez mais, foi bloqueada a proposta de Brasil, Argentina, Uruguai, África do Sul e Gabão para criar o Santuário de Baleias do Atlântico Sul.

Reféns da pressão econômica do Japão, diversos países votaram contra e, apesar de obter uma maioria de votos (como em vários anos anteriores), a proposta não alcançou os ¾ de votos necessários para sua aprovação. Foram 39 votos favoráveis, 25 contra e três abstenções.

Pela primeira vez no Brasil e, sediada em Florianópolis, a Comissão Internacional Baleeira começou no último dia 4 e vai até o próximo dia 14. Criada em 1946, a convenção reúne líderes internacionais de 89 países e, o principal assunto discutido na reunião foi a possibilidade de permitirem novamente a caça de baleias, proibida no Brasil desde a década de 1980.


Representantes do projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab participaram do encontro bienal, que define o futuro desses cetáceos gigantes.


Dentre os países participantes, o Japão propõe a legalização da captura e a volta da comercialização da carne, óleo e gordura das baleias. Já o Brasil defende a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul para justamente proteger espécies ameaçadas que vivem na região.



A aprovação da proposta brasileira traria muitos benefícios ambientais e econômicos, gerando mais emprego e renda por meio do ecoturismo, além de apresentar recuperação significativa nas populações de baleias das regiões de Santa Catarina, Espírito Santo e Bahia, afetadas desde a época da caça.


GALERIA


Além da Criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul o Projeto Amigos da Jubarte está na reunião da Comissão Internacional Baleeira para a criação da Resolução chamada "Declaração de Florianópolis" e para as gravações de material audiovisual, junto com a Finordia Produções, para a série de TV. Estão presentes também os parceiros do Instituto Baleia Jubarte (IBJ).

--

O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal, Instituto Últimos Refúgios, Instituto Ecomaris. Conta com a parceria da Vale, Instituto Baleia Jubarte (Projeto Baleia Jubarte), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Prefeitura de Vitória.


#amigosdajubarte #baleia #jubarte #baleiajubarte #humpback #whale #vitoria #espiritosanto #cetaceos #mamifero #mammal #oceano #ocean #observacaodebaleia