Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com
Flag of the United States of America

O Projeto Amigos da Jubarte, por meio deste edital, torna pública a abertura das inscrições para o 1º Concurso de Fotografia de Baleias do Projeto Amigos da Jubarte, com a temática “Onde está a baleia?”. O 1º Concurso de Fotografia de Baleias do Projeto Amigos da Jubarte é uma iniciativa sem fins lucrativos.

 

O presente concurso cultural tem por objetivo estimular e desenvolver a empatia das pessoas pela Biodiversidade Marinha através da fotografia, em especial pelas baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) que têm grande potencial para tornarem-se símbolos da conservação marinha brasileira. Este concurso, é instrumento de sensibilização ambiental, com o intuito de promover a conexão das pessoas com a natureza. As formas de divulgação utilizadas por este concurso são as redes sociais, website e mídia espontânea.


Os (as) interessados (as) em participar terão a oportunidade de enviar suas fotografias  e vídeos no período que compreende: 30/08/2019 até 01/01/2020, através do site do Projeto Amigos da Jubarte: INSCRIÇÃO

CRONOGRAMA DO CONCURSO

  • Lançamento: 30 de Agosto;

  • Encerramento das inscrições: 1 de janeiro;

  • Seleção das finalistas + início da votação popular (para mensão honrosa): 5 de Janeiro;

  • Divulgação dos resultados dos selecionados pelo júri e do selecionado pela votação popular: 17 de Janeiro.

INSCRIÇÕES - FORMATO DE IMAGENS

Os arquivos enviados deverão conter o nome do participante acompanhado do título do trabalho. Ex: Nome-do-autor_Título-da-foto.jpg.

As fotos e ilustrações devem ser enviadas em formato “.jpg”, com resolução mínima de 300 dpi e tamanho mínimo de impressão de 25cm (ou 3000 pixels no maior lado). A qualidade do arquivo digital também será avaliado (recomendamos que as imagens sejam salvas na maior resolução possível, não excedento do tamanho de 20mb).

Os vídeos deverão estar publicados em qualquer player online (youtube, vimeo, etc...) e ter resolução mínima de 720p (1280×720px ou similar).

JURADOS (apresentados em ordem alfabética)

  1. João Marcos Rosa: João Marcos Rosa: Fotojornalista, sócios da agência Nitro Imagens, colabora com as revistas National Geographic Brasil, BBC Wildlife, GEO e Terra Mater. Autor dos livros “Harpia” e “Fauna de Carajás”.

  2. João Paulo Krajewski: Biólogo doutor em ecologia, cinegrafista e fotógrafo da natureza. Apresentador na Rede Globo e Animal Planet, e presidente da Natural History Brazil.

  3. Leonardo Merçon: Fotógrafo de Natureza e Conservação, Presidente do Instituto Últimos Refúgios e Coordenador de Comunicação e Mídias do Projeto Amigos da Jubarte.

  4. Roberto Sakai: Editor de arte da revista National Geographic Brasil.

BALEIAS

Na categoria “BALEIAS”, serão aceitas imagens representando todas as espécies de baleias, independentemente da localidade ou comportamento. Poderão ser explorados como exemplo, as baleias em seu habitat e seus comportamentos - alimentação, migração, interação com outros seres marinhos, dentre outras possibilidades.

SERES DO MAR

Na categoria “SERES DO MAR”, serão aceitas imagens representando qualquer ser associado ao oceano, podendo estes serem: cetáceos, peixes, crustáceos, corais, aves, mamíferos e répteis. A representação do habitat e comportamentos devem ser levados em conta.

OCEANO

Na categoria “OCEANO”, serão aceitas imagens representando o oceano de forma geral. A representação do oceano deve se dar por meio das paisagens naturais ou por meio da representação de ameaças a esse ambiente.

MAKING OF

Na categoria “MAKING OF”, serão aceitas imagens representando os bastidores dos projetos de conservação, turismo de observação ou lazer envolvendo baleias. Making of é uma expressão em inglês cuja tradução é "feitura de" ou "fazimento de" e consiste em uma imagem que revela o que acontece nos bastidores durante a produção de um projeto.

VÍDEO

Na categoria “VÍDEO” o objetivo é escolher o melhor vídeo obtido durante as filmagens das baleias. Nele, podem ser representados comportamentos diversos, sendo gravados da embarcação, de forma subaquática (em locais onde a prática é permitida), drone ou da terra firme.

ILUSTRAÇÃO

ARTES

Na categoria “ILUSTRAÇÃO e ARTES”, o objetivo é que sejam representadas, por meio de materiais como grafite, nanquim, lápis de cor, aquarela, tintas, colagem, montagem etc. ou ilustração digital, a temática voltada para a conservação ou exploração do “ambiente marinho” demonstrando aspectos reais ou imaginários desse meio. A arte deverá ser inédita e de inteira criação do participante e apresentada em forma de imagem.

CATEGORIAS

PREMIAÇÃO

A retirada dos prêmios será na sede do Instituto Últimos Refúgios (uma das instituições realizadoras do Projeto Amigos da Jubarte). Caso o vencedor não resida no Espírito Santo, há a possibilidade de a premiação ser enviada via correios, com o ganhador arcando com custos de envio. Para o prêmio da observação de baleias com a nossa equipe, as despesas do trajeto da cidade do vencedor até Vitória-ES não está incluso.

Categoria Foto de BALEIA:

1º lugar - 1 câmera + 1 passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

2º lugar  - 1 passeio com nossa pesquisa  + Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

3º lugar  - Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

Outras categorias:

1º lugar  - 1 passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

2º lugar  - Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

3º lugar  -  Foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

OBS.: A Câmera foográfica com 2 lentes será premiação somente para a categoria principal "FOTO DE BALEIA"!

OUTRAS INFORMAÇÕES

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SECAP Nº 03.004533/2019

 

As imagens inscritas no concurso poderão ser utilizadas pelo projeto Amigos da Jubarte apenas para divulgação do concurso, desta e de próximas edições. Os direitos das imagens inscritas no concurso são e continuarão sendo de propriedade do autor, sendo que o Projeto Amigos da Jubarte deverá solicitar autorização caso pretenda qualquer outra utilização que não esteja relacionada ao concurso.

 

Ao se inscreverem no concurso, todos os candidatos aceitam automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento. Veja no link abaixo o edital completo do concurso "Onde está a baleia?" 2019:

 

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

PARA ACOMPANHAR OS RESULTADOS DO CONCURSO, ACOMPANHE AS MÍDIAS SOCIAIS DO PROJETO 

Ficha de INSCRIÇÃO

 
Enviar arquivo
Tamanho máximo da imagem = 20MB

Está ciente das regras descritas no edital do concurso?

(Inscrições com respostas negativas serão desqualificadas)

arrow&v

OU

Quando clicar em "enviar" aguarde sua foto ser carregada!