As Baleias-jubarte se despedem de casa e já iniciaram sua ida à antártica para alimentarem-se e voltarem bem fortes para a próxima temporada
O Projeto Amigos da Jubarte faz sua despedida simbólica as baleias-jubarte que partem do litoral brasileiro em direção à antártica. O Projeto fica muito feliz por esse ciclo que termina e recomeça todos os anos.
As baleias-jubartes merecem todo o nosso respeito e admiração. A luta pela preservação e conservação desta espécie e de todo o ambiente marinho é o que move e dá forças a este projeto.
A Migração
A Megaptera novaeangliae, nome científico das jubartes, é um espécie de baleia que todos os anos faz um ciclo migratório dividido em duas etapas.
Entre os meses de junho e novembro, as baleias circulam o litoral brasileiro se reproduzindo e criando seus filhotes, enquanto que entre os meses de dezembro e maio as baleias vão até a região da antártida para se alimentar de krill (conjunto de espécies de invertebrados semelhantes ao camarão) e de pequenos peixes.
Evento Simbólico
No sábado, dia quatorze de dezembro (14/12), acontecerá no Atlântica Parque, localizado no final da Praia de Camburi, próximo a Vale, o Festival Amigos da Jujuba, com muitas atrações como o mais novo objeto de educação ambiental que é o barco do Amigos da Jubarte, além de uma ação de limpeza de áreas naturais e uma exposição fotográfica.
Agradecimentos
O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal e Últimos Refúgios e ele agradece a todos que estiveram envolvidos com que atividades que foram realizadas ao longo desta temporada.
Agradecemos a nossa parceira a Vale, aos nossos apoiadores Universidade Federal do Espírito Santo, Prefeitura de Vitória, Secretaria de Turismo do Espírito Santo, Lar Mar, a equipe de pesquisa do Jubarte.Lab, coordenada pelo professor Agnaldo Martins e toda a tripulação que acompanhou a pesquisa.
Também agradecemos a todos os turistas que participaram das saídas de observação de baleia e as agências de turismo que proporcionaram a esses turistas a linda oportunidade de ver baleia, em especial a Agência Aves.
Agradecemos as escolas e instituições que receberam nossas ações de educação ambiental, os professores que participaram das atividades de capacitação, toda nossa equipe de educadores, animadores e ao nosso mascote Jujuba.
Agradecemos a todas as pessoas que acompanham e apóiam o trabalho do Projeto Amigos da Jubarte.
E por último, agradecemos as baleias-jubarte, esse animal incrível que todos os anos embelezam ainda mais o nosso litoral.
Com isso, deixamos aqui, não o nosso adeus, mas sim o nosso até logo.
E que venha a temporada 2020!
Thiago Ferrari, Sandro Firmino e Leonardo Merçon, coordenadores do Projeto Amigos da Jubarte.
--
Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com
Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.
Comments