Pesquisador do projeto Amigos da Jubarte fotografa uma baleia saltando e compondo um lindo cenário no litoral capixaba
O litoral capixaba é rico de belíssimas paisagens, e as baleias-jubarte ajudam a compor esse lindo visual. Principalmente quando saltam para fora da água.
Mas quem sabe as baleias não saltam para apreciar o lindo litoral que o Espírito Santo possui? É uma visão romântica, não comprovado cientificamente, sobre esse comportamento, mas é muito divertido pensar assim.
Em um dos passeios turísticos realizados pela agência de turismo AVES Voando Alto, parceira do Projeto Amigos da Jubarte, o pesquisador do Jubarte.LAB, Luan Amaral fez uma foto muito interessante, de uma baleia-jubarte saltando com o litoral capixaba ao fundo.
A Foto
Luan diz que essa foto foi tirada a mais ou menos quatro milhas náuticas, equivalente a 7,5 km. Na foto é possível ver, além do cetáceo, o Convento da Penha, a Pedra dos Olhos, a Terceira Ponte, o Moxuara e as praias e ilhas que ficam próximas ao litoral.
Luan acompanha as embarcações turísticas coletando dados referentes a: biogeografia; comportamento; e composição social das baleias-jubarte. Também faz as fotos identificações, por isso ele sempre possui uma câmera nas saídas, conseguindo registrar belíssimas fotografias.
A Baleia
As Megaptera novaengliae, nome científico das baleias-jubarte, são mamíferos aquáticos pertencentes a ordem dos cetáceos. Elas chegam a pesar 40 toneladas e a medir 16 metros de comprimento.
Sua observação no litoral capixaba só é possível entre os meses de junho e novembro, período em que ocorre sua reprodução e nascimento dos filhotes. Nos demais meses, a baleia migra para a Antártica para se alimentar de pequenos peixes e de krill, conjunto de espécies de invertebrados semelhantes ao camarão.
--
Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com
Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.
Comments