Governador do Es visita as gigantes capixabas!

Autor: Lorenzo Savergnini - Projeto Amigos da Jubarte


Governador do ES, Renato Casagrande participa de uma saída de observação de Baleias junto a equipe do Projeto Amigos da Jubarte.



No último domingo, dia 15 de agosto de 2021, o Projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab e o Projeto Golfinhos do Brasil realizaram um cruzeiro promocional de observação de mamíferos marinhos na costa da Grande Vitória, com a presença do governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), a secretária de turismo do Espírito Santo, Lenise Loureiro e os colaboradores da Vale, Jaluzza Araújo e Álvaro Albergaria. A iniciativa teve como objetivo mostrar aos participantes a importância das baleias-jubarte para o campo científico, turístico e educacional do Estado.


A atividade iniciou-se às 7:30h da manhã, do dia 15/08, no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória-ES. Os colaboradores do Projeto Amigos da Jubarte fizeram uma breve explanação sobre as baleias-jubarte, seus hábitos de vida, características, comportamentos e também sobre a atividade de observação de mamíferos marinhos. Os convidados tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e descobrir curiosidades a respeito das baleias e golfinhos presentes no litoral capixaba.


Às 8h da manhã, seguindo protocolos de segurança sanitária em relação à pandemia de Covid-19, os convidados e pesquisadores embarcaram ao encontro das baleias-jubarte.





No inicio da navegação, a equipe foi surpreendida por uma chuva que fez com que todos ficassem apreensivos com receio de não conseguir achar as baleias. Porém, após algum tempo mar adentro, quando o continente já não era mais visível no horizonte, o céu abriu, sendo possível avistar dezenas de baleias, que deram um show.


Acompanhe agora um pouco desse dia!





Elas se mostraram bastante ativas e foi possível observar diversos comportamentos como borrifo, vários saltos parciais, salto total, batida de cabeça, exposição da nadadeira dorsal, exposição da nadadeira caudal e peitoral, “rabo de arraia” e até chegaram bem perto da embarcação.







Como havia vários grupos ao redor da embarcação, os pesquisadores do Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab decidiram colocar o hidrofone na água e demonstrar como é realizado o monitoramento acústico dos mamíferos marinhos. O hidrofone foi conectado a uma pequena caixa amplificadora e constatou-se que as baleias-jubarte estavam se comunicando (“cantando”).


Ao final, todos os participantes ficaram felizes. Concluímos assim mais uma saída promocional bem sucedida e com uma bela apresentação das baleias-jubarte que realizaram um verdadeiro espetáculo natural, confirmando aos olhos do Governador Renato Casagrande e seus convidados, o potencial que essa atividade possui para o Espírito Santo, tanto no âmbito científico, turístico ou educacional.




Compartilhe essa matéria com seus amigos!

Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:

Instagram: @amigosdajubarte

Facebook: Amigos da Jubarte Youtube: Amigos da Jubarte


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!



--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2021, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.