Com mostra fotográfica, mesa redonda e shows, o FESTIVAL DA BALEIA marca início da temporada das Jubarte 2017 no ES.
Programação, que tem atividades culturais e educativas, acontece de sexta (14) a domingo (16), em Vitória.
O Festival da Baleia 2017 é evento multi-cultural que marcará, no calendário festivo capixaba, o inicio da temporada das baleias-jubarte em águas do Espírito Santo. A iniciativa é realizada pelo projeto Amigos da Jubarte.
Trata-se na verdade de uma verdadeira maratona de atividades envolvendo educação ambiental, intervenções ambientais, ecoesportes, bate papos além de apresentações de expressões das mais variadas vertentes artísticas, mostrando toda a pluralidade cultural que existe no Espírito Santo.
Neste final de semana, de 14 a 16 de julho, o 1º Festival da Baleia vai oferecer diversas atividades culturais e educativas para marcar o início da temporada das Baleias-jubarte (nome científico: Megaptera novaeangliae) no litoral do Espírito Santo.
”A ideia é perpetuar anualmente o festival marcando no calendário festivo da capital o início da temporada das baleias aqui, que dura de junho a novembro, fortalecendo a idéia de que Vitória é a capital nacional das Jubartes, ajudando a colocar nossa cidade no circuito internacional do turismo de observação de baleias”, declara Sandro Firmino, coordenador do Festival da Baleia.
A iniciativa é do projeto Amigos da Jubarte, uma realização do Instituto O Canal, com co-realização do Instituto Últimos Refúgios e Instituto Ecomaris, e com parceria com a Vale, Universidade Federal do Espírito Santo e Prefeitura Municipal de Vitória.
Ao longo de 3 dias, moradores e turistas poderão conhecer todo o potencial que o turismo de observação natural, incluindo o de baleias, tem no estado. “Haverá shows musicais, exibição de filmes, exposição de fotografias e outras ações de conscientização e debates sobre ações de conservação da biodiversidade local” complementa Thiago Ferrari, coordenador-executivo dos Amigos da Jubarte.
Entre os destaques das atrações, está o show de encerramento, com a banda Macucos e participação especial do cantor e surfista Armandinho, que além de ser famoso por seus hits musicais, é também amante incondicional da natureza e apoia diversos projetos de conservação em Santa Catarina, estado em que reside.
Mais do que entreter, o festival aposta fundamentalmente em ferramentas de sensibilização coletiva para preservação da espécie baleia Jubarte em águas capixabas. Por isso, uma exposição de fotografias e uma Mostra de Curtas Ambientais estão sendo preparadas especialmente para o evento, com a curadoria de Leonardo Merçon, coordenador de Mídias e Conteúdo do projeto Amigos da Jubarte. “A idéia é difundir informações sobre as baleias capixabas, sensibilizando as pessoas da importância ambiental, econômica e educacional que esses animais têm. Queremos mostrar que a Observação de Baleias, se praticado de forma responsável, aliado a esforços de conservação e práticas de educação ambiental, pode trazer inúmeros benefícios aos municípios costeiros contemplados pela migração anual desses incríveis cetáceos”, afirma Merçon.
O Festival da Baleia é o segundo módulo a ser executado pelo projeto em 2017 que ainda terá um ciclo de educação ambiental nas escolas da rede pública de ensino a partir de agosto. O primeiro módulo do projeto este ano foi a “Capacitação de Operadores de Turismo Náutico” que aconteceu em Vitória no dia 30 de junho e teve mais de 200 inscritos para apenas 40 vagas disponíveis. “Foi uma surpresa para nós, mas por orientação do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), nossa parceira científica no projeto, o número de vagas foi limitado. Não esperávamos tantos inscritos. Muitos estudantes de oceanografia, biologia e medicina veterinária solicitaram a inscrição, e por isso resolvemos fazer no Festival da Baleia uma mesa interativa específica para o público acadêmico, para compartilhar os conhecimentos sobre a Baleia Jubarte”, afirma Paulo Rodrigues, coordenador de pesquisa dos Amigos da Jubarte.
Nos vemos no festival!
PROGRAMAÇÃO
Dia 14 de julho
Mesa Interativa "As Jubartes na rota de Vitória"
PARTICIPAÇÃO:
- Paulo Rodrigues, Oceanógrafo e Coordenador de Pesquisa do Amigos da Jubarte / Jubarte.lab;
- Eduardo Camargo, Vice presidente do Inst. Baleia Jubarte;
- Gilberto Barros, professor do curso de Oceanografia da UFES.
LOCAL:
Anexo 3 do auditório do CCHN - UFES
PREÇO: Inscrições gratuitas.
Dia 15 de julho
Lançamento da Exposição de Fotografias "Amigos da Jubarte"
LOCAL:
Centro de Visitantes do Tamar, Vitória – Praça do Papa.
* Preço de Entrada do Tamar: R$ 12,00.
Cinema - Mostra Infantil de Curtas Ambientais
LOCAL:
Parque Botânico Vale (Jardim Camburi).
PREÇO: Entrada gratuita.
Dia 16 de Julho
Shows no Festival da Baleia
Show com as bandas Pura Vida, Macucos com participação especial de Armandinho e Trio Capixaba.
LOCAL: Centro de Visitantes do Tamar, Vitória – Praça do Papa.
PREÇO: R$ 10*
* Os ingressos serão limitados em 1000 unidades para maior conforto e segurança de todos. Os Ingressos poderão também ser retirados a partir de terça-feira (dia 11/07/2017) na portaria do centro de visitantes do TAMAR de Vitória-ES e na loja The Shelter, na Praia do Canto. Também serão vendidos na bilheteria no dia do evento até o número limite, portanto, se quer garantir sua participação adquira o ingresso antecipadamente.
GALERIA DE FOTOS DO PROJETO
Comments