Eu ouvi dizer baleias-jubarte no município de Serra?

Autora: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte


Mais uma novidade fresquinha!


Vai ter Turismo de Observação de Baleias e Golfinhos na Serra! Estão preparados Serranos?



Aconteceu no dia 26 de Maio, na Secretaria de Turismo da Serra, uma reunião do Projeto Amigos da Jubarte, representado pelo Coordenador do projeto Sandro Firmino. O encontro foi com o Secretário de Turismo Thiago Carreiro, o Sub-Secretário Professor Renato, e Mariana Rodriguês, Diretora de Turismo da Cidade.


Vamos implementar o Turismo de Observação Natural de Baleias e Golfinhos no litoral do município. Para isso, serão realizadas visitas técnicas em pontos possíveis de atracagem de embarcações para o embarque e desembarque de turistas, que buscam também esse destino para a realização dos passeios.



Em paralelo acontecerão encontros com proprietários de embarcações que buscarão investimentos para estarem em conformidade à homologação junto a Capitania dos Portos, de acordo com a NORMAN 1, para assim poderem exercer a atividade de Turismo de Observação de Baleias dentro da legalidade.


Segundo o Secretário de Turismo, Thiago Carreiro, essa demanda já é uma realidade na cidade. Com a chegada do Projeto Amigos da Jubarte, agora isso será possível acontecer e assim oferecer para o turista, mais um excelente atrativo em potencial.


Para o sub-secretário, Professor Renato, será uma fonte impulsionadora de emprego e renda para toda cadeia produtiva do turismo. “Agora é a vez da Serra!”, frisou.



Segundo Sandro Firmino, além do Turismo de Observação, outras frentes do projeto serão implementados nessa parceria, como por exemplo; um EAD (Ensino a Distância ) para agências, operadoras e guias de turismo, capacitando assim os profissionais da área para essa atividade turística cheia de peculiaridades.


É preciso que realizemos essa atividade com bastante responsabilidade, levando segurança para as pessoas e respeitando a Lei de proteção aos cetáceos.





Além de disso uma atividade em andamento que já conta com a parceria com o Município de Serra, é o projeto “Tour Amigos da Jubarte”, uma iniciativa entre o Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, através do Projeto Amigos da Jubarte, em parceria com a Prefeitura da Serra. O objetivo é levar conhecimento sobre o ecossistema marinho e a importância das Jubartes para crianças em estado de vulnerabilidade social, um projeto encantador que pretende levar crianças da Serra para ver as baleias e assim, tentar influenciar positivamente a percepção delas sobre sua relação com o planeta e outros seres vivos. As atividades estavam previstas para 2020, mas devido a pandemia, foram adiadas para a temporada de 2021. Estamos todos ansiosos para mostrar as baleias para nossas crianças!



Compartilhe essa matéria com seus amigos!

Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:

Instagram: @amigosdajubarte Youtube: Amigos da Jubarte


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!



--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2021, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.