Dicas para te Ajudar no Enjoo em Alto-Mar

Autora: Natália Vagmaker - Projeto Amigos da Jubarte



Enjoo do movimento

Ao andar de barco, carro, ou qualquer outro meio de transporte, você sente enjoo, fadiga, mal estar e tontura? Estes são alguns dos sintomas da cinetose, conhecida também como enjoo do movimento, é um quadro no qual a pessoa sente náusea, com ou sem vômito.

A cinetose ocorre quando o cérebro recebe informações desconexas dos sistemas de visão, labirinto e tato, por exemplo, a área do ouvido interno envia ao cérebro a informação de que não estamos em movimento, enquanto os olhos enviam que estamos em movimento, ou o contrário. Desta maneira, o cérebro fica confuso com os sinais enviados desconexos.

Dicas para te ajudar em alto-mar

Algumas atitudes podem te ajudar a evitar enjoo em alto-mar, e aqui vamos citar algumas dicas:

  • Em primeiro lugar, é muito importante que você cuide de sua alimentação um dia antes de embarcar e também durante toda a viagem. O consumo de alimentos gordurosos e com muitos temperos devem ser evitados; não comer muito; não ingerir bebidas alcoólicas e se hidratar bastante.

  • Estabeleça uma referência visual (um ponto fixo, de preferência no horizonte), isso ajuda no equilíbrio e pode aliviar o mal estar.

  • Evite locais fechados dando preferência a locais arejados e com boa ventilação.

  • Evite odores fortes, nada de perfumes. Não sente de costas para a direção em que o veículo se locomove, para não ser exposto ao cheiro da fumaça da queima do combustível.

  • Procure locais que não balancem muito, a melhor opção é sentar na parte de trás da embarcação. Para algumas pessoas, é recomendável inclusive ficar de pé durante a viagem, caso seja possível e seguro.

  • Ler, principalmente em celulares não é recomendado, deixe os celulares somente para tirar fotos das nossas gigantes.

  • Outra dica bacana é consumir gengibre (chá ou chupar pequenos pedaços cortados), sendo um ótimo aliado na redução de náusea, o ideal é tomar antes de embarcar e durante a viagem também.

  • Em último caso, procure o seu médico e veja se é possível que ele recomende o uso de medicamentos. Mas sempre receitados pelo seu médico. Fazer uso de medicação sem conhecimento médico pode ser prejudicial à saúde, pois há diversas reações adversas para determinado tipo de pessoas e contraindicações que devem ser respeitadas.

Superação

Leonardo Merçon é fotógrafo de natureza e é o coordenador da comunicação do projeto e já passou muito mal em alto mar. Como você pode ver neste vídeo ↓ .


Mas, hoje em dia ele fica super de boa, seguindo estas dicas que foram passadas. Você também consegue, bora ver baleia!?



Para saber mais sobre baleias e golfinhos nos siga em nossas mídias sociais! Instagram: @amigosdajubarte

Instagram: @golfinhosdobrasil Youtube: Amigos da Jubarte

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2021, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.