DESENHO DE PEDRO BUSANA PARA O AMIGOS DA JUBARTE

Hoje, recebemos essa linda ilustração da mamãe jubarte com seu filhote, nascido nessa temporada em águas capixabas! :)




Quando pensamos em criar essa ilustração de baleias, que sensibilizasse as pessoas, para ser utilizada em nossos materiais de educação ambiental, logo pensamos no colega Pedro Busana. Biólogo e mestre em Conservação da Fauna, ilustrador com enfoque na difusão científica, já fez trabalhos para diversos projetos de conservação mundo afora. Agora o Projeto Amigos da Jubarte e as baleias-jubarte foram a inspiração para mais uma obra de arte.


As baleias-jubarte permanecem por volta de sete meses nas águas brasileiras, entre maio e novembro, tempo que envolve o período reprodutivo, ou seja, o nascimento dos filhotes, amamentação, primeiros ensinamentos e comportamento de acasalamento. Elas se concentram principalmente na região do Atlântico Sul chamada “Banco dos Abrolhos”, localizado entre o Espírito Santo e Bahia.


Após sua estadia nas águas quentes e calmas do Brasil, as baleias migram para a Antártica, onde realizam seu ciclo de alimentação. No outono, depois de alimentadas, elas iniciam a incrível jornada de aproximadamente 4 mil quilômetros de volta às águas brasileiras.

É ou não é uma aventura e tanto para esse lindo filhotinho!?


Para saber mais sobre o trabalho do Pedro Busana, e encomendar uma dessas lindas ilustrações, é só acessar: https://www.kawek.net/pedrobusanart Instagram: @pedrobusana


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.