Capacitação e sensibilização de Colaboradores da Vale e do Porto de Tubarão

Autor: Anna Flavia Sacchetto / Thiago Ferrari - Projeto Amigos da Jubarte


Encerramento do Ciclo 2020/21 de Capacitação e Sensibilização Ambiental de Colaboradores da Vale e do Porto de Tubarão ministradas pelo Projeto Amigos da Jubarte.


O Projeto Amigos da Jubarte / Jubarte.Lab vem atuando nos últimos anos na capacitação e sensibilização dos colaboradores da Vale e do Porto de Tubarão com o objetivo de aproximar os funcionários ao bem natural presente na costa capixaba.


A capacitação tem como objetivo transmitir os cuidados necessários para manter o equilíbrio do ecossistema marinho e treinar a equipe diretamente relacionada às operações do Porto, em relação aos cuidados relacionados à navegação marítima na plataforma continental da Grande Vitória, principalmente na temporada reprodutiva das baleias-jubarte.


Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, desenvolvemos um formato híbrido para a realização das atividades: palestras on-line e cruzeiros marítimos para observação da vida marinha, seguindo o protocolo de segurança sanitária desenvolvido pelo Projeto.





TEMAS ABORDADOS NAS CAPACITAÇÕES


No dia mundial da água, 22 de março, foi realizada uma palestra on-line de sensibilização para funcionários da área administrativa da Vale ministrada pelo coordenador científico do Jubarte.Lab Agnaldo Martins, com o tema: “Década dos Oceanos (2021-2030): Por que o mar é tão importante para nós?”.


Já a capacitação dos colaboradores Porto de Tubarão, teve como tema central “Conhecer para Agir” e contou com uma duração teórica on-line de 3 meses integrada a campanha “Todos à Bordo”, da Vale, tendo a presença de “Port Captains” e Inspetores.

Durante a capacitação “Conhecer para Agir”, foram apresentados os módulos “Conhecendo os Mamíferos Marinhos do ES”, “Como atuar junto aos Observadores de Bordo” e “One Health – Uma Só Saúde”, ministrados respectivamente pelos pesquisadores do Jubarte.Lab Amanda Di Giacomo, Jonathas Barreto e pelo Médico Veterinário e doutorando em Clínica Animal Felipe Torres.


Durante ambas as atividades, foram disponibilizados materiais de apoio didático como o "Guia de Alerta e Prevenção de Impacto aos Cetáceos em Zonas Portuárias”, criado pelo Projeto Amigos da Jubarte em 2019, além do “Guia de Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios” e o “Manual de Boas Práticas em Interação com Mamíferos Marinhos”, desenvolvidos pelo ICMBio/CMA.

As atividades foram encerradas no dia 14 de agosto, com a realização de uma expedição ecológica, parte prática da sensibilização ambiental e capacitação, quando os participantes puderam presenciar um verdadeiro espetáculo das baleias-jubarte bem próximas à costa capixaba.





EMBARQUE DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS


A expedição ocorreu no dia 14 de agosto, partindo do Iate Clube em duas embarcações “Marina” e “Moana”.


Para a alegria de todos, os primeiros borrifos foram vistos rapidamente! Adultos e filhotes dando um show para os funcionários, com muitas batidas de nadadeira peitoral, nado sincronizado, aproximações no barco e muitos comportamentos fora d’água contando com mais de 20 saltos!







Foi uma experiência e tanto para os colaboradores Vale e do Porto de Tubarão, e um aprendizado único.


Compartilhe essa matéria com seus amigos!

Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:

Instagram: @amigosdajubarte

Facebook: Amigos da Jubarte Youtube: Amigos da Jubarte


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!



--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2021, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.