Baleia-Jubarte: Uma Obra de Arte

Autora: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte



Que as baleias-jubarte são fascinantes todo mundo já sabe, agora imagina você estar passando pelo calçadão da orla da praia de Itaparica, em Vila Velha, e se deparar com essa obra de arte?!

O artista visual Alexandre Altoé, 29 anos, pintou uma baleia gigante para um quiosque localizado na praia de Vila Velha. A obra chama a atenção de todos que ali passam.


Natural de Venda Nova do Imigrante, Alexandre Altoé, de 29 anos, é pintor desde 2015. De acordo com seus relatos, entrou no mundo da pintura por necessidade e se apaixonou. Ele enxerga arte em tudo o que vê. Desde então embeleza casas, pedras, muros e prédios com seu toque de natureza em arte.


Alexandre contou para a equipe do Projeto Amigos da Jubarte que pintar a baleia-jubarte foi uma escolha dele. Na imagem ele retrata uma mulher devolvendo uma baleia-jubarte e uma tartaruga marinha para o mar, segundo ele, as riquezas do estado capixaba. O foco na espécie surgiu após assistir um documentário que mostrava os problemas ambientais enfrentados pelo ecossistema marinho. Assim, o artista teve a ideia de mostrar as riquezas capixabas, como forma de apresentar para população que somos responsáveis pela conservação do nosso litoral.



O pintor gosta de retratar a natureza como um todo, fauna e flora, sempre enfatizando alguma questão socioambiental. Segundo ele, suas pinturas são para “incomodar de forma leve”, mostrar o problema de uma forma suave e que chame a atenção das pessoas.




A luta pela conservação das baleias-jubarte e todo o ecossistema marinho ainda é grande, mas o artista Alexandre Altoé já começou a fazer sua parte. Que tal caminharmos juntos nessa jornada?


Conheça as obras do artista visual, seguindo em sua rede social Instagram: @alexandrealtoe


Compartilhe essa matéria com seus amigos!


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:

Instagram: @amigosdajubarte Youtube: Amigos da Jubarte Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2021, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.