Nessa segunda feira, dia 13 de maio de 2019, a equipe de pesquisa do projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab embarcou de Vitória-ES, sob a navegação do capitão Pablo Huber, às 6:30 da manhã, rumo às água territoriais de Vila Velha-ES.
Após 2 horas de navegação, uma dupla de baleias jubarte foi avistada a 16 milhas da costa, numa profundidade do local de 45 metros, ambas navegando de forma veloz sentido Banco dos Abrolhos.
Após mais 45 minutos de navegação, já a 26 milhas da costa capixaba e numa profundidade do local de 210 metros, foi feita a segunda avistagem, também de uma dupla de jubartes, porém navegando mais lentamente.
Esses registros feitos pelo projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab, comprovam que a temporada das baleias jubarte no Espírito Santo de fato começou mais cedo do que o "habitual". Nunca antes havia sido registrado jubartes por aqui nesse período, porém é importante lembrar que a temporada turística de observação natural ainda não está oficialmente aberta, devendo começar somente a partir de junho/julho, já que nesse momento poucos individuos podem ser observados por aqui.
APOIO NA EXPEDIÇÃO: Lancha Vitória insta: @lancha.vitoria
(FOTOS: Joarley Rodrigues)
--
Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com
Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.
Comentários