top of page

Salto de Jubarte em frente à Vitória-ES! Relato da fotógrafa Stella Ulhôa, da Agência Blue Trip

Esta é a primeira foto de salto de baleia-jubarte com Vitória-ES ao fundo de que temos notícia.

Bem pertinho, no horizonte podemos ver a 3ª ponte, a cidade de Vitória e a orla de Camburi você acredita? DE CAMBURI!

Abaixo o relato da fotógrafa Stella Ulhôa, da Agência Blue Trip, que teve a felicidade de registrar essa cena fantástica:


"Acho que nunca parei pra pensar: ah, um dia vou ver uma baleia pessoalmente, muito menos de perto.

É uma realidade distante, no dia a dia, nossos objetivos são outros, as preocupações são outras e muitas vezes, esses detalhes acabam passando batido. O convite foi inesperado, mas o sorriso e a vontade foram imediatos. O frio da barriga e a emoção tomaram conta. Nem dormi direito de tanta ansiedade. Mas às 6 horas da manhã, estava lá, pronta pra ir ver as baleias jubarte. Incrível como a ficha só cai quando você está dentro do barco, há algumas milhas da "costa".


A expectativa só aumenta, vários pensamentos. Sobre os mamíferos, sobre o mar, sobre: por que a correria do dia a dia não nos permite estar mais perto de outros seres vivos, como esse?!. Pensando em como o dia estava lindo, em como a água é azul fora da poluição... Alguém diz: a baleia, olha, uma baleia.Todos os olhares foram direcionados pra elas, só a pontinha, de repente, a belíssima calda deslizando pra dentro do mar. Que momento! Fiquei pensando que só queria fazer um registro da calda fora d'água. Essa era a minha ambição naquele momento. Mal sabia que o show estava apenas por vir.


Mas, fomos surpreendidos com um salto tão impecável, quase não acreditei. Sorte minha estar no momento certo, na hora certa e conseguir dar o click certo, capturando aquele momento através da fotografia. Fiquei em êxtase por alguns segundos, com um sorriso que eu não conseguia tirar do rosto, uma emoção que invadiu o coração. É difícil explicar em palavras. Há momentos que a gente só consegue sentir e eu vou eternizar essa experiência pra sempre.Eternizei na memória, eternizei na fotografia, eternizei no coração.E depois de tudo o que disse, só tenho mais uma coisa a dizer: se tiver a oportunidade de ir ver as baleias, VÁ VER AS BALEIAS. Todo mundo deveria viver esse momento."


Texto de STELLA ULHÔA - Agência Blue Trip


* Em junho de 2017, o projeto Amigos da Jubarte, em parceria com Inst. Baleia Jubarte, capacitou e certificou agências e operadoras de turismo capixabas, além de mestres de embarcação, transmitindo o conhecimento sobre a espécie baleia-jubarte, normas e técnicas de avistamento além de informações sobre a legislação de proteção aos cetáceos vigente no Brasil. Escolha uma das agências parceiras do projeto, conforme sua preferência, e bom passeio!



--

Para aqueles que têm interesse em ver as baleias-jubarte em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal, Instituto Últimos Refúgios, Instituto Ecomaris. Conta com a parceria da Vale, Instituto Baleia Jubarte (Projeto Baleia Jubarte), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Prefeitura de Vitória.


bottom of page