top of page

Relato de saída por Maykon Albani com a Agência Blue Trip


Sabe aquelas coisas que você sempre teve vontade de fazer, mas nunca faz? Aquilo que você sempre quis, mas por falta de tempo, dinheiro ou sei lá o que nunca dá certo e você nunca consegue? Pois é... Esse também era meu caso, ERA...enfim consegui ver o show das baleias Jubartes! Quantas e quantas vezes planejei viajar para o sul da Bahia, ou ir para Abrolhos ver as baleias em seu ambiente natural, e nunca fui. Quantas vezes falei: “esse ano eu vou “ou “ah...ano que vem vou sem falta” ... e também não ia! Você, alguma vez já fez isso? Planeja, se programa para fazer alguma coisa e no final desiste? Então....Eu também...muitas vezes, e pior... nunca havia reparado que elas estavam aqui perto, cara! Aqui pertinho mesmo, no horizonte da orla de Camburi você acredita? DE CAMBURI!


Domingo, sol, céu azul, partimos da praia de Camburi para encontrar as donas do pedaço. E após momentos de suspense, como nos bons mistérios de mágica, ou aquela expectativa de ver seu artista favorito subir ao palco em um show, eis que elas surgem! Caraaaa... É inexplicável! Sozinhas, em duplas, em trios, saltando, acenando com a cauda ou com as nadadeiras, como se dissessem: Senta e aproveita o show! Dando voltas em torno do barco, aguçando aquela vontade de pular na água e nadar junto com elas, tipo nos desenhos animados sabe?!



E, como nas peças de teatro ou em shows, o melhor sempre fica para o fim. Tente imaginar essa cena: duas baleias ficaram rodeando por alguns minutos nosso barco, como se quisessem dizer: Esperem!...Temos algo para vocês levarem de lembrança! Mergulham e, de repente.... SALTAM JUNTAS, lado a lado a poucos metros do barco, um salto tão sincronizado que ganharia fácil medalha de ouro nas Olimpíadas. Conseguiu imaginar? DUAS baleias saltando lado a lado juntas? Não? Só acredita vendo em fotos ou vídeos? Pois é... que pena!


Esperava algo diferente? A lembrança é essa! Elas pegaram todos de surpresa, ninguém filmou ou fotografou, mas aqueles que viram e vivenciaram esse salto duplo, com toda a certeza guardarão no coração como uma das experiências mais fantásticas, inexplicáveis e inesquecíveis que presenciaram que fotos ou filmagens não seriam suficientes para descrever esse momento único.


E se depois de tudo isso aí que eu te contei, você achar que é história de pescador, a você que está lendo esse texto, deixo um recado: vá e veja você mesmo o show das baleias...mas vá mesmo, não perca essa chance, e diga se é só mais um “Kao” de pescador ou se é de fato um dos maiores espetáculos da terra, aqueles dias inesquecíveis que ficarão para sempre guardados na memória.



Texto de MAYKON ALBANI - Turista da Agência Blue Trip




* Em junho de 2017, o projeto Amigos da Jubarte, em parceria com Inst. Baleia Jubarte, capacitou e certificou agências e operadoras de turismo capixabas, além de mestres de embarcação, transmitindo o conhecimento sobre a espécie baleia-jubarte, normas e técnicas de avistamento além de informações sobre a legislação de proteção aos cetáceos vigente no Brasil. Escolha uma das agências parceiras do projeto, conforme sua preferência, e bom passeio!



GALERIA DE FOTOS DA NOTÍCIA (Imagens ilustrativas)


bottom of page