Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com

Workshop: Educação Infantil e Fundamental I

Nos dias 6 e 20 de outubro aconteceu os dois primeiros workshops de Educação Ambiental em parceria com a VALE para educadores e profissionais da educação infantil e Fundamental I com o tema “Baleia-jubarte: um tesouro em águas capixabas”.

 

 

 

 

Além dos educadores e profissionais de várias escolas públicas e particulares capixabas, também participaram estudantes do curso de Ciências Biológicas da FAESA acompanhados da professora de Ensino de Biologia e responsável coordenadora do estágio obrigatório em docência.

 

Durante o workshop foi abordado um breve histórico do Projeto Amigos da Jubarte, desde sua criação até as ações desse ano. Os participantes puderam aprender mais sobre a baleia-jubarte e o ambiente marinho capixaba, a biologia, o comportamento, a biodiversidade, ameaças a espécie e conservação, através de fotos e vídeos puderem ver quão belíssimo é nosso estado e algumas acrobacias da baleia-jubarte.

 

 

 

 Participaram de uma dinâmica interativa onde puderam relembrar das informações adquiridas e absorver de outra forma as mesmas. Havia 35 crachás com informações do ambiente marinho, ciclo de vida e informações das jubarte, usando um barbante criou-se uma teia com as informações, onde o objetivo também era perceber a relação que todas as informações tem e entender que todo desequilíbrio na natureza também afeta os seres humanos

 

  

Na palestra de “Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e conservação”, a educadora ambiental do projeto, Jeane Santos, abordou alguns pontos relevantes como colocar os estudantes como protagonista e responsável, participando da construção do saber junto com o educado, assim fazemos uma educação ambiental com pessoas. Uma dica muito importante é de criar jogos cooperativos, deixando de lado a competição que normalmente está em todos os jogos, onde o coletivo sugere, cria uma solução contra os problemas de impactos ambientais e antrópicos. Trouxe também algumas ideias de como trabalhar temas ambientais dentro da sala de aula, como por exemplo, uma historinha usando objetos recicláveis e animais criados a partir da reutilização desses materiais, sacos de TNT representando as cores da coleta seletiva, um tecido azul representando o oceano e uma caixa das sensações, onde os participantes tiveram que adivinhar o que havia na caixa.

 

 

 

Ao final do workshop os participantes foram divididos em grupos onde conversaram e criaram atividades voltados para o público conforme o nível de ensino e ano que trabalham, surgindo ideias fantásticas e muito brilho nos olhos.

 

 

A troca de conhecimento e experiência tem sido maravilhosa e a participação de todos nesses encontros traz muita satisfação e vontade de continuar buscando a proteção e conservação dessa e de outras espécies.

 

 

 


 

 

* Texto de Jeane Santos, Voluntária do Projeto Amigos da Jubarte
* Fotos de Jessica Kashmoto, Voluntária do Projeto Amigos da Jubarte

 

 

--

Para aqueles que têm interesse em ver as baleias-jubarte em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal, Instituto Últimos Refúgios, Instituto Ecomaris. Conta com a parceria da Vale, Instituto Baleia Jubarte (Projeto Baleia Jubarte), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Prefeitura de Vitória.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload