Nado sincronizado: a dança das baleias

Em saída de observação de baleias, pesquisadora fotografa grupo de jubartes realizando saltos e outros movimentos


Que as jubartes são lindas a gente já sabe. Porém, em cada saída realizada para observar as baleias algo diferente acontece e a emoção de ver esses gigantes do mar só aumenta.


A pesquisadora Even Aguiar, do Jubarte. Lab, equipe do Projeto Amigos da Jubarte que, além de realizar a pesquisa, monitora os embarques turísticos de observação de baleias, registrou um espetáculo proporcionado pelas nossas amigas jubartes em uma das últimas saídas para o mar.


Nas fotos, parece que elas se divertem realizando vários saltos e outros movimentos, como se estivessem dançando ou se exibindo para quem as observa.


Ainda é um mistério a razão pela qual as baleias saltam, dão cabeçadas, batida de caudal e de nadadeira na água. Porém, existem várias hipóteses que tentam explicar esses comportamentos, como a de que elas utilizam para se comunicar ou até mesmo para mostrar superioridade dentro os machos da espécie.

Comportamentos da Jubarte


Uma baleia pode se comportar de diversas formas. Veja uma tabela a seguir mostrando alguns dos comportamentos mais comuns realizados pelas jubartes no litoral brasileiro:

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.