Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br

INSCRIÇÕES ABERTAS - 1º Concurso Fotográfico/Cultural "Onde Está a Baleia?"

O Projeto Amigos da Jubarte tem o orgulho de anunciar seu primeiro concurso fotográfico/cultural com a temática “Onde Está a Baleia?”


O objetivo do concurso é  estimular e desenvolver a empatia das pessoas pela biodiversidade marinha, em especial pelas baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae), por meio da fotografia, do vídeo e da arte.

 

 

 As baleias-jubarte possuem um grande potencial de se tornarem símbolos da conservação marinha brasileira. Nada mais justo que homenageá-las com um concurso cultural. Afinal, elas merecem todo nosso carinho e respeito!

 

Como Funciona o Concurso?

 

As inscrições vão até o dia 01 de Janeiro de 2020 e o resultado será divulgado no dia 17 de janeiro de 2020. São seis categorias: uma principal, voltada para as baleias; e mais cinco categorias secundárias, que abrangem aspectos relacionados aos oceanos.

 

O concurso é um instrumento de sensibilização ambiental, sem fins lucrativos e que possui o intuito de promover a conexão das pessoas com a natureza e, principalmente, com as baleias.

 

 Categorias e Premiações:

 

Categoria principal: BALEIAS

 

Nesta categoria serão aceitas imagens representando todas as espécies de baleias, independentemente da localidade ou comportamento. Poderão ser explorados, como exemplo, as baleias em seu habitat e seus comportamentos: alimentação, migração, interação com outros seres marinhos, dentre outras possibilidades.

 

Premiação:

 

1º lugar: uma câmera + um passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

2º lugar: um passeio com nossa pesquisa + diagnóstico Amigos da Jubarte  + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte. 

3º lugar: diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

 

1º Categoria secundária: SERES DO MAR

 

Nesta categoria serão aceitas imagens representando qualquer ser associado ao oceano. Exemplos: cetáceos, peixes, crustáceos, corais, aves, mamíferos e répteis. A representação do habitat e comportamentos devem ser levados em conta. 

 

Premiação:

 

1º lugar: uma câmera + um passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

2º lugar: um passeio com nossa pesquisa + diagnóstico Amigos da Jubarte  + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte. 

3º lugar: diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

 

2º Categoria secundária: OCEANO

 

Nesta categoria serão aceitas imagens representando o oceano de forma geral. A representação do oceano deve se dar por meio das paisagens naturais ou por meio da representação de ameaças a esse ambiente.

 

Premiação:

 

1º lugar: um passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

2º lugar: diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

3º lugar: foto vencedora em  exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

 

3º Categoria secundária: MAKING OF

 

Nesta categoria serão aceitas imagens representando os bastidores dos projetos de conservação, turismo de observação ou lazer envolvendo baleias. Making of é uma expressão em inglês utilizada para explicar imagens que revelam o que acontece nos bastidores durante a produção de um projeto.

 

Premiação:

 

1º lugar: um passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

2º lugar: diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

3º lugar: foto vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

 

4º Categoria secundária: VÍDEO

 

O objetivo é escolher o melhor vídeo obtido durante as filmagens das baleias. Nele, podem ser representados comportamentos diversos, sendo gravados da embarcação, de forma subaquática (em locais onde a prática é permitida), drone ou da terra firme.

 

Premiação:

 

1º lugar: um passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + diagnóstico Amigos da Jubarte.

2º lugar: diagnóstico Amigos da Jubarte.

3º lugar: diagnóstico Amigos da Jubarte.

 

5º Categoria secundária: ILUSTRAÇÃO E ARTES

 

O objetivo é que sejam representadas, por meio de materiais como grafite, nanquim, lápis de cor, aquarela, tintas, colagem, montagem etc. ou ilustração digital, a temática voltada para a conservação ou exploração do “ambiente marinho” demonstrando aspectos reais ou imaginários desse meio. A arte deverá ser inédita, de inteira criação do participante e apresentada em forma de imagem.

 

Premiação:

 

1º lugar: um passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + diagnóstico Amigos da Jubarte + ilustração vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

2º lugar: diagnóstico Amigos da Jubarte + ilustração vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

3º lugar: ilustração vencedora em exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

 

 

 

 

 Normas de inscrição

 

Para se inscrever no concurso os(a) participantes devem estar de acordo com as seguintes regras:

 

1 - Podem participar do concurso pessoas de qualquer estado do Brasil ou do Distrito Federal, bem como estrangeiros de todo o mundo;

 

2 - Podem participar cidadãos que tenham 18 anos ou mais e que gozem de plena capacidade jurídica. Menores poderão participar com autorização por escrito dos responsáveis;

 

3 - É vedada a participação de pessoas que detenham vínculo com o Projeto Amigos da Jubarte (voluntários, patrocinadores e fornecedores). Entretanto, instituições que sejam apoiadores culturais do concurso (ajudando com a divulgação por atuarem na mesma área), terão uma exceção para que seus membros se inscrevam;

 

4 - Anexar apenas fotografias, vídeos e ilustrações de autoria própria;

 

5 - Cada participante poderá inscrever apenas um (01) trabalho por categoria;

 

6 - As imagens anexadas devem estar de acordo com a temática ambiental marinha, impreterivelmente;

 

7 - Para realizar as imagens, nenhuma regra ou lei deve ser quebrada (lembrando que o Brasil tem regras específicas para observação de cetáceos);

 

8 - Incluir local e data da imagem, desde que isso não coloque em risco a segurança do animal fotografado;

 

9 - As fotografias podem conter a interação de pessoas e embarcações com elementos do bioma marinho (desde que respeitando as leis locais) ou abordar especificamente a fauna marinha (animais, plantas, paisagens, e relacionados).
 

 

 A Inscrição

 

As fotografias, os vídeos e as ilustrações devem ser enviadas até o dia 01 de janeiro de 2020 através do link: https://www.queroverbaleia.com/ondeestaabaleia e devem respeitar as seguintes condições:

 

1 - Os arquivos enviados deverão conter o nome do participante acompanhado do título do trabalho. Ex: Nome-do-autor_Título-da-foto.jpg;

 

2 - As fotos e ilustrações devem ser enviadas em formato “.jpg”, com tamanho mínimo de 3000 pixels no maior lado. A qualidade do arquivo digital também será avaliado (recomendamos que as imagens sejam salvas na maior resolução possível, não excedendo do tamanho de 20mb).;

 

3 - Os vídeos deverão estar publicados em qualquer player online (youtube, vimeo, etc...) e ter resolução mínima de 720p (1280×720px ou similar);

 

4 - Não pode haver manipulação digital da foto. Ajuste de luminosidade, cores e nitidez serão aceitas, desde que utilizados com moderação; 

 

5 - As fotografias e vídeos não poderão conter marca d'água, ou qualquer inscrição que sobreponha a imagem;

 

6 - Os arquivos originais (da forma que saíram da câmera) poderão ser solicitados para averiguar a autoria da imagem; 

 

7 - Para efetivar a inscrição o candidato deverá preencher corretamente o formulário com informações válidas; 

 

8 - As imagens que contenham pessoas que possam ser reconhecidas deverão fornecer autorização de uso de imagem, preenchida e também assinada pelas pessoas envolvidas, caso a imagem seja pré-selecionada;

 

9 - Os candidatos inscritos são responsáveis pelo teor e conteúdo das imagens;

 

10 - Não serão aceitos pseudônimos no formulário de inscrição.

 

 

Serão desclassificados do concurso:

 

1 - Fotos que representem maus tratos à animais, a não ser que a fotografia tenha objetivo denunciativo;

 

2 - Candidatos(as) que não se enquadrarem nas normas de inscrição.

 

Apuração e Jurados

 

A apuração de todos os arquivos enviados ocorrerá no dia 17 de janeiro de 2020. 

 

As imagens finalistas serão selecionadas pela equipe do Projeto Amigos da Jubarte para que a comissão técnica composta por fotógrafos profissionais parceiros do Projeto avaliem e definam as vencedoras. No entanto, as imagens que não forem selecionadas como finalistas estarão disponíveis para que os membros da comissão técnica possam avaliar caso alguma imagem capaz de concorrer ao prêmio tenha sido deixada de fora.

 

A Comissão Técnica terá autonomia na realização da seleção e seguirá critérios de linguagem fotográfica, originalidade, criatividade, coerência e adequação da imagem aos objetivos do Projeto Amigos da Jubarte.

 

 Os Jurados

 

 

 

  • João Marcos Rosa: João Marcos Rosa: Fotojornalista, sócios da agência Nitro Imagens, colabora com as revistas National Geographic Brasil, BBC Wildlife, GEO e Terra Mater. Autor dos livros “Harpia” e “Fauna de Carajás”.

 

  • João Paulo Krajewski: Biólogo doutor em ecologia, cinegrafista e fotógrafo da natureza. Apresentador na Rede Globo e Animal Planet, e presidente da Natural History Brazil.

 

  • Leonardo Merçon: Fotógrafo de Natureza e Conservação, Presidente do Instituto Últimos Refúgios e Coordenador de Comunicação e Mídias do Projeto Amigos da Jubarte.

 

  • Roberto Sakai: Editor de arte da revista National Geographic.

 

 

Resultados e Entrega de Prêmios

 

A divulgação dos resultados será feita no dia 17 de janeiro de 2020, às 16h, nas plataformas online do Projeto Amigos de Jubarte (site, facebook e instagram) e em comunicação direta com o vencedor do concurso cultural.

 

A retirada dos prêmios será na sede do Instituto Últimos Refúgios (uma das instituições realizadoras do Projeto Amigos da Jubarte). Caso o vencedor não resida no Espírito Santo, há a possibilidade de a premiação ser enviada via correios, com o ganhador arcando com custos de envio.

 

 

 

Observações Finais

 

As imagens inscritas no concurso poderão ser utilizadas pelo projeto Amigos da Jubarte apenas para divulgação do concurso, desta e de próximas edições. Os direitos das imagens inscritas no concurso são e continuarão sendo de propriedade do autor, sendo que o Projeto Amigos da Jubarte deverá solicitar autorização caso pretenda qualquer outra utilização que não esteja relacionada ao concurso.

 

As imagens poderão passar por edição simples, fracionamento ou alteração da resolução, pequenos cortes para adequação ao layout da exposição ou projeto gráfico de material de divulgação, de acordo com a avaliação técnica, sem que haja prejuízo à essência da fotografia, vídeo, ilustração e ao conjunto da obra.

 

Em caso de dúvidas referentes ao concurso, mande uma mensagem para o Projeto Amigos da Jubarte por meio de nossas redes sociais (Facebook, Instagram).

 

 

 

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload