Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br

Veja os premiados do concurso "Onde Está a Baleia?"

 Confira as fotos, ilustrações e vídeos vencedores em cada categoria

 

O ano de 2019 foi de grandes emoções para o Projeto Amigos da Jubarte. Uma delas foi a realização de seu 1º concurso fotográfico/cultural, com a temática "Onde Está a Baleia?". A premiação tinha como objetivo estimular e desenvolver a empatia das pessoas pela biodiversidade marinha - em especial pelas baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) - por meio da arte (fotografia, do vídeo e ilustração).

 

 

Durante meses, o projeto recebeu inscrições para concurso fotográfico/cultural. No dia 17 de janeiro de 2020 foi feita a divulgação tão esperada do resultado.

 

O concurso contou com seis categorias: uma principal voltada exclusivamente para fotografia de baleia, e outras cinco categorias secundárias divididas entre seres do mar, oceano, making of, ilustração e vídeo.

 

O Concurso

 

Realizar um concurso sempre é um desafio, principalmente por ser o primeiro do projeto. Com a competição, foi possível ter uma dimensão de como as pessoas são apaixonadas por fotografia e de como eles percebem a importância dela como ferramenta de sensibilização, principalmente quando o assunto está relacionada ao meio ambiente.

 

 

 

A baleia-jubarte é um mamífero aquático encantador e mundialmente conhecido pelas suas acrobacias. Representar esse ser tão lindo é um tarefa complicada até para os fotógrafos mais experientes.

 

Por todo esse carisma que existe em torno da baleia-jubarte, o projeto lançou o concurso com a proposta de englobar seis categorias diferentes que conversassem entre si, sendo que a sua principal categoria fosse voltada exclusivamente para a foto de baleia.

 

Os resultados foram ótimos! Observar a maneira que o público reagiu ao concurso foi muito gratificante para o projeto. Sentir esse carinho pela baleia-jubarte e o ambiente marinho só mostra o quão bom é falar sobre estes assuntos e como essas pequenas atitudes podem mudar a mentalidade das pessoas para que elas percebam o quanto é importante cuidarmos desse ambiente.

 

Premiados de cada categoria

 

Veja abaixo os fotos, artes e vídeos premiados em cada categoria e as suas respectivas premiações.

 

 

Foto de Baleia

 

Nesta categoria foram aceitas imagens representando todas as espécies de baleias, independentemente da localidade ou comportamento. Essas foram as fotos vencedoras!

 

 1° Lugar - Sara Cericola 

2° Lugar - Leonardo Furtado Machado

3° Lugar - Eliane Grillo

 

Seres do Mar

 

Nesta categoria foram aceitas imagens representando qualquer ser associado ao oceano. Confira as fotos vencedoras!

 

1° Lugar - Heitor Crespo

2° Lugar - Henrique Laureth

3° Lugar - Matheus Coelho Destefani

 

Oceano

 

Nesta categoria foram aceitas imagens representando o oceano de forma geral. Veja abaixo as fotos premiadas!

 

1° Lugar - Marcel Vinicius de Morais 

2° Lugar - Erica Blunck Valentim

3° Lugar - Natalia de Arruda

 

Making Of

 

Nesta categoria foram aceitas imagens representando os bastidores dos projetos de conservação, turismo de observação ou lazer envolvendo baleias. Segue abaixo as fotos premiadas.

 

1° Lugar - Heitor Crespo

2° Lugar - Erica Blunck Valentim 

3° Lugar - Matheus Coelho Destefani

 

Ilustração

 

O objetivo dessa categoria foi representar a temática voltada para a conservação ou exploração do “ambiente marinho” demonstrando aspectos reais ou imaginários desse meio.  Foram utilizadas técnicas em grafite, nanquim, lápis de cor, aquarela, tintas, colagem, montagem ou ilustração digital. Veja as ilustrações vencedoras!

 

 

1° Lugar - Luciano Soares Lima

2° Lugar - Isabelle Mendonça Martins

3° Lugar - Fernanda Souza

 

Vídeo

 

O objetivo nessa categoria foi escolher o melhor vídeo obtido durante as filmagens das baleias. Confira os vídeos premiados.

 

 

1° Lugar - Marcel Vinicius de Morais

2° Lugar - Henrique Laureth

3° Lugar - Luciana Maíra Pereira Ribeiro

 

 

Premiações

 

Categoria Foto de Baleia:

1º lugar - 1 câmera + 1 passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

2º lugar  - 1 passeio com nossa pesquisa  + Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

3º lugar  - Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

Outras categorias:

1º lugar  - 1 passeio com nossa equipe de monitoramento de baleias + Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

2º lugar  - Diagnóstico Amigos da Jubarte + foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

3º lugar  - Foto vencedora participando de exposição do Projeto Amigos da Jubarte.

 

 

 

 

Jurados

 

Para avaliar e selecionar as fotos, artes e vídeos premiados, foi feito o convite a profissionais da área da fotografia, documentário e design que trabalham na área do meio ambiente. São eles:

 

  1. João Marcos Rosa: Fotojornalista, sócios da agência Nitro Imagens, colabora com as revistas National Geographic Brasil, BBC Wildlife, GEO e Terra Mater. Autor dos livros “Harpia” e “Fauna de Carajás”.

  2. João Paulo Krajewski: Biólogo doutor em ecologia, cinegrafista e fotógrafo da natureza. Apresentador na Rede Globo e Animal Planet, e presidente da Natural History Brazil.

  3. Leonardo Merçon: Fotógrafo de Natureza e Conservação, Presidente do Instituto Últimos Refúgios e Coordenador de Comunicação e Mídias do Projeto Amigos da Jubarte.

  4. Roberto Sakai: Editor de arte da revista National Geographic Brasil.

 

 

Esses profissionais tiveram a árdua, porém prazerosa, tarefa de selecionar os vencedores de cada categoria com o critério de que o primeiro colocado de cada jurado fosse equivalente a 3 pontos, o segundo a 1 ponto e o terceiro a 0,5 ponto. Em casos de empate, o critério de desempate utilizado foi uma votação feita entre integrantes do Instituto Últimos Refúgios e Instituto O Canal.

 

Agradecimentos

 

O Projeto Amigos da Jubarte gostaria de agradecer a todos que fizeram esse concurso acontecer.

 

Gostaríamos de agradecer aos participantes que se inscreveram no concurso e enviaram suas fotos, artes e vídeos. Agradecer a todos que acompanham e apoiam os trabalhos que são realizados pelo projeto e aos nossos seguidores nas redes sociais que compartilharam e divulgaram em suas páginas as notícias sobre o concurso e projeto.

 

Agradecemos também aos nossos parceiros e apoiadores: Vale, Nitro Imagens, Natural History Brazil, Conexão Planeta, AVES Voando Alto, UFES, Biofaces, Ipram e Instituto Marcos Daniel, que ajudaram na criação, planejamento, elaboração e realização deste concurso.

 

 

Nós agradecemos também, mais uma vez, aos jurados que dispuseram de seu valioso tempo para se dedicar a escolha dos vencedores de cada categoria.

 

E por fim, mas não menos importante, agradecer as nossas gigantes baleias-jubarte, grande inspiração para a realização desse concurso que atravessou barreiras para  levar a frente da melhor forma possível a imagem de todo o ambiente marinho.

 

Um muito obrigado a todos que estiveram envolvidos na produção e realização deste concurso. Sem a contribuição de cada um de vocês, sua realização não poderia ser possível.

 

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload