Utilização de Imagens para a Conservação

É com o foco na difusão do conhecimento através da cultura que o Projeto Amigos da Jubarte pretende tocar o coração das pessoas para a importância das baleias-jubarte no litoral capixaba. O trabalho já atraiu atenção nacional para o potencial da prática de observação de baleias em águas capixabas. 

 

As baleias são animais carismáticos, que encantam por sua elegância e tamanho. Elas são criaturas ideais para tornarem-se espécies “guarda-chuva,” ou seja, espécies que, devido ao seu apelo, ajudam a proteger de forma direta ou indireta outras espécies que habitam o mesmo ambiente. No caso das baleias, seu fascínio entre a população pode ajudar a proteger grandes áreas do oceano. 

 

Fotos ilustrativas de pessoas e integrantes da equipe do Projeto Amigos da Jubarte fotografando baleias no litoral capixaba.

 

Fortalecer a importância das baleias perante o público brasileiro pode ajudar a sensibilizar a sociedade sobre os benefícios que elas podem trazer ao meio ambiente e para a economia local, bem como mostrar as ameaças que as baleias sofrem. 

 

Criar imagens cativantes é uma tentativa de fazer com que os dados obtidos pela equipe de pesquisa do projeto cheguem até o público da maneira mais consciente possível, mostrando a beleza e a importância do animal para o ecossistema. Unir pesquisa científica, turismo e cultura é uma iniciativa cada vez mais utilizada no mundo da conservação ambiental para atingir esse fim. 

 

Ações multidisciplinares desse tipo permitem não somente proteger a espécie, como também instigar o interesse popular pelo turismo sustentável. Através de imagens, o projeto Amigos da Jubarte consegue visibilidade na sociedade, ganhando dela reconhecimento e apoio. Ao somar resultados com outras iniciativas, aproximamos as pessoas dos ambientes naturais e das riquezas que eles trazem, e amplificamos ações de conservação.

 

 

Uma fotografia de baleia-jubarte realizada pelo fotografo Leonardo Merçon e uma foto do mesmo trabalhando em campo.

 

A sensibilização ambiental através de imagens consiste em utilizar fotografias e vídeos como agente de mudança. O entendimento da importância de coexistir de maneira equilibrada com outras espécies só é adquirida com o tempo. Nossa indiferença em relação às questões ambientais é movida pela falta de conhecimento. 

 

Por outro lado, quando aumentamos o contato com a natureza, o interesse por suas maravilhas - e também pelo que a ameaça - é despertado. Situações como a de estar bem próximo às mamães jubartes e seus filhotes emociona até mesmo os menos sensíveis. A partir de então, ameaças como a caça, poluição e atropelamento por navios causam enorme desconforto. Uma vez sensibilizados, somos incentivados a refletir sobre a questão e nos posicionar perante ela. 

 

Fotografias de baleias-jubarte saltando próximo de navios no litoral do

Espírito Santo.

 

Hoje, os projetos de conservação vêm conseguindo crescer, junto com suas causas, tanto pela competência dos cientistas envolvidos quanto pela abrangência que alcançam com a ajuda de uma comunicação bem planejada, em grande parte, com o auxílio de imagens. 

 

Autor: Leonardo Merçon, Fotografo de Natureza e Coordenador do Projeto Amigos da Jubarte.

Texto retirado do Diagnóstico Socioambiental: "Baleias-jubarte: um tesouro capixaba"

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br