Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br

Tio Zé: A Música Como Ferramenta de Sensibilização

 

Músico parceiro do Projeto Amigos da Jubarte encanta os espectadores ao apresentar suas canções sobre a natureza e vida marinha

 

José Antônio Pereira Monteiro, mais conhecido como Tio Zé, é um artista capixaba que no ano de 2019 se tornou uma das principais peças da Educação Ambiental do Projeto Amigos da Jubarte. Sua música e poesia emocionam as pessoas por meio das mensagens de paz e de necessidade a conservação da natureza. 

 

 

A música é uma das formas mais belas de expressar e gerar sentimentos e é através dela que Tio Zé atinge as crianças que participam das ações de educação ambiental do Projeto Amigos da Jubarte.

 

Além de servir como trilha sonora nas ações, a música ajuda a apresentar temas discutidos com as crianças em relação aos cuidados que se deve ter com a natureza e a importância que ela possui em nossas vidas.

 

 

E é com essa simpatia e alegria que Tio Zé convida a todos para embarcar em uma aventura e conhecer um pouco mais sobre a baleia-jubarte e seus "amigos" do fundo do mar, fazendo um verdadeira viagem pela imaginação com suas canções.

 

A Parceria

 

A união entre o Tio Zé e o Projeto Amigos da Jubarte surgiu após  um convite feito por Sandro Firmino, um dos coordenadores do projeto. Sandro já conhecia o trabalho do Tio Zé e sabia que convocá-lo para a equipe de educação ambiental do projeto seria de grande avanço no fomento a sensibilização com as questões relacionadas a baleia-jubarte e ao ambiente marinho capixaba.

 

 

Tio Zé já sabia da existência de saídas ao mar para observação de baleias no Espírito Santo e conta que foi só felicidade receber o convite de participar das ações de educação ambiental, fazendo a trilha sonora das atividades.

 

O Tio Zé

 

Tio Zé diz ser um amante da natureza e que usa ela para se inspirar na hora de compor suas canções. Ele afirma ser apaixonado pelo Espírito Santo e que fica encantado pelas paisagens do litoral capixaba.

 

Nascido em Caratoíra, na capital Vitória, o educador diz que desde muito cedo já possuía uma relação forte com a natureza.

 

 

"Há 50 anos nós vimos pássaros que hoje não estão na cidade e era um programa familiar ir a praia de Camburi correr atrás de guruças, encontrar tatuí e avistar botos nadando bem próximo da gente", conta Tio Zé.

 

O artista ainda afirma que na sua época a educação era diferente e que desde cedo foi ensinado sobre a importância de proteger a natureza. De acordo com ele, isso serviu como incentivo para passar o conhecimento que recebeu quando pequeno para as crianças de hoje.

 

 

 

A Educação Ambiental

 

A educação ambiental é parte fundamental do Projeto Amigos da Jubarte. Com ela é possível sensibilizar e informar as pessoas sobre a importância da baleia-jubarte para o ambiente marinho capixaba, assim como a importância dos oceanos.

 

Tio Zé, com suas canções, passa a mensagem da educação ambiental do projeto de forma criativa e divertida, conseguindo acalmar as crianças em alguns momentos com canções mais lentas e fazê-las saltar de felicidade em canções mais agitadas.

 

 

 

O músico diz que seu trabalho na educação ambiental se baseia em fazer o link entre as escolas e a mensagem de educação ambiental que se quer transmitir. A partir daí ele afirma compor e escrever canções misturando ritmos e harmonias para melhor sensibilizar o público com os assuntos tratados, como os temas das baleias-jubarte e do ambiente marinho capixaba.

 

Em um depoimento, Tio Zé diz se considera privilegiado por trabalhar com música e gente.

 

 

"Os pequeninos são minha inspiração e me sinto muito feliz quando  aprendem que o outro é tão importante quanto eles, e que cada cantinho do planeta tem uma história", afirma Tio Zé.

 

Serviço


Caso você queira contratar os serviços do Tio Zé em seu trabalho como educador e músico, você pode entrar em contato com ele por meio do e-mail serelepepm@gmail.com  ou  pelo número +55 27 99275-8298.

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload