Temporada 2019 de Observação de Baleia-jubarte Chega ao Fim no Brasil

As Baleias-jubarte se despedem de casa e já iniciaram sua ida à antártica para alimentarem-se e voltarem bem fortes para a próxima temporada


O Projeto Amigos da Jubarte faz sua despedida simbólica as baleias-jubarte que partem do litoral brasileiro em direção à antártica. O Projeto fica muito feliz por esse ciclo que termina e recomeça todos os anos.


As baleias-jubartes merecem todo o nosso respeito e admiração. A luta pela preservação e conservação desta espécie e de todo o ambiente marinho é o que move e dá forças a este projeto.


A Migração

A Megaptera novaeangliae, nome científico das jubartes, é um espécie de baleia que todos os anos faz um ciclo migratório dividido em duas etapas.


Entre os meses de junho e novembro, as baleias circulam o litoral brasileiro se reproduzindo e criando seus filhotes, enquanto que entre os meses de dezembro e maio as baleias vão até a região da antártida para se alimentar de krill (conjunto de espécies de invertebrados semelhantes ao camarão) e de pequenos peixes.




Evento Simbólico

No sábado, dia quatorze de dezembro (14/12), acontecerá no Atlântica Parque, localizado no final da Praia de Camburi, próximo a Vale, o Festival Amigos da Jujuba, com muitas atrações como o mais novo objeto de educação ambiental que é o barco do Amigos da Jubarte, além de uma ação de limpeza de áreas naturais e uma exposição fotográfica.


Agradecimentos


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal e Últimos Refúgios e ele agradece a todos que estiveram envolvidos com que atividades que foram realizadas ao longo desta temporada.


Agradecemos a nossa parceira a Vale, aos nossos apoiadores Universidade Federal do Espírito Santo, Prefeitura de Vitória, Secretaria de Turismo do Espírito Santo, Lar Mar, a equipe de pesquisa do Jubarte.Lab, coordenada pelo professor Agnaldo Martins e toda a tripulação que acompanhou a pesquisa.


Também agradecemos a todos os turistas que participaram das saídas de observação de baleia e as agências de turismo que proporcionaram a esses turistas a linda oportunidade de ver baleia, em especial a Agência Aves.




Agradecemos as escolas e instituições que receberam nossas ações de educação ambiental, os professores que participaram das atividades de capacitação, toda nossa equipe de educadores, animadores e ao nosso mascote Jujuba.


Agradecemos a todas as pessoas que acompanham e apóiam o trabalho do Projeto Amigos da Jubarte.


E por último, agradecemos as baleias-jubarte, esse animal incrível que todos os anos embelezam ainda mais o nosso litoral.


Com isso, deixamos aqui, não o nosso adeus, mas sim o nosso até logo.


E que venha a temporada 2020!



Thiago Ferrari, Sandro Firmino e Leonardo Merçon, coordenadores do Projeto Amigos da Jubarte.


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.





Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br