TV Francesa vem ao Espírito Santo Conhecer as Baleias-Jubarte

Equipe francesa registra as atividades e os trabalhos que são realizados pelo Projeto Amigos da Jubarte / Jubarte.Lab

 

No dia 24 de setembro, quinta-feira, uma equipe da TV France 2 desembarcou em Vitória-ES para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelo projeto Amigos da Jubarte e da plataforma de pesquisa Jubarte.Lab.

 

Na sexta-feira, dia 25, os jornalistas Pierre Le Duff e Fanny Lothaire embarcaram numa expedição científica de monitoramento de baleias para acompanhar de perto o trabalho de "Dronemonitoramento", metodologia inédita criada pelo Jubarte.Lab em parceria com o laboratório de Nectologia da UFES, que foi testada em 2019 e começou a ser aplicada na temporada 2020. Essa inovação gerou grande interesse da TV francesa de conhecer como é realizada essa metodologia, uma grande inovação tecnológica capixaba para pesquisa científica envolvendo cetáceos, que pode mudar o jeito de como as pesquisas são realizadas no mundo. Durante o cruzeiro científico, em aproximadamente 7 horas de navegação, mais de 30 baleias foram avistadas, além de golfinhos da espécie boto-cinza.

 

A reportagem foi ao ar pelo canal France 2 no dia 05 de outubro, e a matéria produzida por um dos maiores grupos de mídia da Europa, deverá ser transmitida em diversos países do "Velho Continente". Veja a reportagem: 

 

 

 Vídeo da reportagem feita pela Tv Francesa

 

O que também impressionou os franceses, foi a velocidade e a organização do desenvolvimento do turismo de observação de baleias no ES, que teve o ponta pé inicial dado pelo projeto Amigos da Jubarte em 2014. A forma como é feita a capacitação e o monitoramento das agências que oferecem o cruzeiro turístico, a estética de como é divulgada a atividade e a preocupação com a sensibilização ambiental dos turistas, os cumprimentos das normas de segurança, legislação de proteção aos cetáceos e protocolos sanitários, chamou a atenção dos jornalistas, que embarcaram no dia 26 de setembro - sábado, em uma expedição turística para registrar de perto as ações do projeto Amigos da Jubarte relacionadas ao "Whale Watching", como internacionalmente é conhecida essa atividade.

 

 

Fotos de Andréa Faria Santos, fotografa presente na expedição com a TV Francesa

 

O grupo partiu do Píer dos Pescadores, na Enseada do Suá em Vitória, e durante o passeio a equipe pode registrar as reações dos 25 turistas que estavam a bordo, e que observaram, em pouco mais de 6 horas de navegação, diversos saltos e acrobacias de mais de 20 baleias-jubarte! 

 

No domingo, dia 27, a equipe do canal France 2 visitou o laboratório de Nectologia, situado na base oceanográfica da UFES, em Santa Cruz - Aracruz, aonde são realizadas as análises técnicas dos vídeos produzidos pelos drones do Jubarte.Lab em campo, e pôde documentar a riqueza de detalhes, que é possível graças a metodologia de "Dronemonitoramento", nas informações a respeito de padrões de comportamento, composição social e variedade de espécies, dos animais marinhos capturados em vídeos em 4K.

 

 

Fotos de Andréa Faria Santos, fotografa presente na expedição com a TV Francesa

 

Foi a primeira vez que uma equipe de TV estrangeira veio ao estado para cobrir as baleias-jubarte, e esse marco pode colocar o Espírito Santo sob os holofotes da mídia europeia, impulsionando o fluxo turístico internacional em terras capixabas e consolidando o estado como provedor científico de pesquisas de ponta envolvendo mamíferos aquáticos.

 

 

Fotos de Andréa Faria Santos, fotografa presente na expedição com a TV Francesa

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br