Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com

SEGUNDO CRUZEIRO NA TEMPORADA 2019 DOS AMIGOS DA JUBARTE/JUBARTE.LAB AVISTA MAIS BALEIAS NO LITORAL CAPIXABA!

No último domingo, dia 02 de junho de 2019, a bordo da embarcação Baiuka e sob a navegação do capital Pablo Huber, a equipe do Jubarte.Lab realizou uma expedição na baía do Espírito Santo, com saída do Iate Clube de Vitória-ES sentido Vila Velha-ES, a 150° SUL. E novamente avistamos baleias!

A expedição contou com a participação do professor Agnaldo Martins, coordenador do curso de Oceanografia da UFES e do laboratório de Nectologia, pesquisadores do Jubarte.Lab e convidados.

 

A expedição iniciou às 7:00 horas da manhã e as condições oceanográficas e meteorológicas estavam favoráveis para navegação e observação de baleias jubarte.

 

Após aproximadamente 1 hora e 20 minutos de navegação, avistamos os primeiros borrifos e conseguimos realizar a aproximação de dois indivíduos adultos navegando sentido Norte, nas coordenadas 20° 29' 40" °S e 40° 0,4 ' 64" °W, a aproximadamente 15 milhas da costa e numa profundidade aproximada de 43 metros.

 

 

Dentre os comportamentos, avistamos duas exposições caudais do mesmo indivíduo, além de diversos borrifos. Seguimos navegando sentido a quebra da plataforma continental e, acerca de 20 milhas da costa, avistamos outro indivíduo em deslocamento.

 

Na segunda avistagem, foi possível registrar sua dorsal e 2 borrifos. A expedição finalizou às 11:40 devido o aumento da velocidade do vento, que proporcionou maior agitação de ondas, dificultando a visualização dos borrifos.

 

 

O Jubarte.Lab está mapeando o grupo de jubartes capixabas desde 2015 e vem aprofundando os estudos em relação a sua concentração, abundância, densidade, riqueza e possíveis interferências das atividades portuária e marítima. (Fotos: Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab e Pablo Huber)

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload