Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com

Quem sabe a baleia não gosta de saltar para ver o litoral de Vitória!?

Pesquisador do projeto Amigos da Jubarte fotografa uma baleia saltando e compondo um lindo cenário no litoral capixaba

 

 

O litoral capixaba é rico de belíssimas paisagens, e as baleias-jubarte ajudam a compor esse lindo visual. Principalmente quando saltam para fora da água.

 

Mas quem sabe as baleias não saltam para apreciar o lindo litoral que o Espírito Santo possui? É uma visão romântica, não comprovado cientificamente, sobre esse comportamento, mas é muito divertido pensar assim.

 

Em um dos passeios turísticos realizados pela agência de turismo AVES Voando Alto, parceira do Projeto Amigos da Jubarte, o pesquisador do Jubarte.LAB, Luan Amaral fez uma foto muito interessante, de uma baleia-jubarte saltando com o litoral capixaba ao fundo.

 

 

 

A Foto

Luan diz que essa foto foi tirada a mais ou menos quatro milhas náuticas, equivalente a 7,5 km. Na foto é possível ver, além do cetáceo, o Convento da Penha, a Pedra dos Olhos, a Terceira Ponte, o Moxuara e as praias e ilhas que ficam próximas ao litoral.

 

Luan acompanha as embarcações turísticas coletando dados referentes a: biogeografia; comportamento; e composição social das baleias-jubarte. Também faz as fotos identificações, por isso ele sempre possui uma câmera nas saídas, conseguindo registrar belíssimas fotografias.

 

 

 A Baleia

As Megaptera novaengliae, nome científico das baleias-jubarte, são mamíferos aquáticos pertencentes a ordem dos cetáceos. Elas chegam a pesar 40 toneladas e a medir 16 metros de comprimento.

 

Sua observação no litoral capixaba só é possível entre os meses de junho e novembro, período em que ocorre sua reprodução e nascimento dos filhotes. Nos demais meses, a baleia migra para a Antártica para se alimentar de pequenos peixes e de krill, conjunto de espécies de invertebrados semelhantes ao camarão.

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload