Testes para Protocolo Sanitário para pesquisa com baleias do Projeto Amigos da Jubarte é exibido em rede nacional!

Na última semana (08/07/2020), pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte / Jubarte.Lab, fizeram uma expedição para testar procedimentos e fazer avaliações de nosso Protocolo Sanitário, junto com um técnico de segurança do trabalho. No meio do processo, a tripulação presente no barco foi presenteada com um espetáculo das baleias, que curiosas, se aproximaram da embarcação.

 

 

Print da reportagem que passou no "Jornal Hoje" no dia 15 de julho de 2020

 

Matéria na TV

 

A expedição para teste de aplicação do protocolo foi acompanhada por jornalistas da TV Gazeta, que fizeram uma matéria muito bacana sobre a ação. 

 

O conteúdo, foi aproveitado também pelo Jornal Hoje, sendo exibido em rede nacional!  

 

ASSISTA A MATÉRIA DO JORNAL HOJE (versão reduzida)

 

ASSISTA A MATÉRIA DA GAZETA (versão mais longa)

 

Prints das reportagens do "Jornal Hoje"  e da "A Gazeta"

 

Observação Turística em 2020 na Costa Capixaba

 

Essa é uma pergunta que muitas pessoas vem fazendo ao projeto a respeito do cenário imposto pela pandemia. As baleias já se encontram em águas brasileiras e, em tempos normais, as agências e operadoras de turismo do Espírito Santo já estariam, nesse momento, iniciando as expedições turísticas, assim como os pesquisadores do Jubarte.Lab estariam praticando seus estudos científicos, aproveitando por completo a temporada anual de reprodução da baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) em águas capixabas, entre os meses de maio e novembro.

 

 

Fotografia área de uma dupla de baleias-jubarte durente uma saída de

observação de baleias em 2019

 

As medidas de isolamento social impuseram uma nova realidade, sendo necessário o adiamento do início da atividade de observação de baleias e do monitoramento turístico executado pelo Projeto Amigos da Jubarte, através da parceria entre o portal queroverbaleia.com e a agência AVES - Voando Alto. 

 

Em 2019, essa parceria foi responsável por movimentar 73 % dos 841 turistas (dados Cia de desenvolvimento de Vitória - CDV) que avistaram baleias no Espírito Santo, representando um número absoluto de 613 passageiros monitorados pelo Jubarte.Lab. Esses números mostram o quanto a atividade tem se desenvolvido regionalmente nos últimos anos de forma ordenada, evidenciando a importância dos trabalhos de pesquisa, conservação, educação ambiental, capacitação, difusão científica e fomento ao turismo, iniciados pelo projeto Amigos da Jubarte em 2014.

 

 

 

Print da reportagem do "Jornal Hoje" do dia 15 de julho de 2020

 

Grupo de Trabalho Observatório da Baleia

 

 

Nesse contexto, é importante frisar as atividades do grupo de trabalho (GT) “Observatório da Baleia”, um coletivo aberto, composto pelo Projeto Amigos da Jubarte, ONGs, agências de turismo, Sebrae, Capitania dos Portos, prefeituras da grande Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo, que monitora o desenvolvimento da atividade em terras capixabas desde 2016.

 

 

Print da reunião online do "Observatório da Baleia" 

 

 

Em última reunião do GT, realizada no dia 26 de Junho, a pauta principal foi um possível cenário de retorno da atividade, mediante a elaboração e validação em campo, de protocolos sanitários seguros e específicos, a ser apresentado às prefeituras e aplicado nas operações náuticas relativas ao turismo de observação de baleias em território capixaba, enquanto durar a pandemia. Sendo assim, o Projeto Amigos da Jubarte teve a iniciativa de colaborar com essa questão, criando seu protocolo para ser utilizado em nossas atividades de pesquisa e colaborar com outras entidades que também queiram utilizar o estudo.

 

 

Print da reportagem do "Jornal Hoje" do dia 15 de julho de 2020

 

Ainda assim, o retorno efetivo da atividade passará pelo acompanhamento e análises de novas informações relativas a problemática do COVID-19 e estará sujeito a orientações dos órgãos públicos oficiais fiscalizadores.

 

Adaptações substanciais nas embarcações e equipamentos utilizados na operação náutica, bem como a criação de procedimentos sanitários que visem assegurar a máxima proteção dos envolvidos, são ações fundamentais para um possível retorno da atividade a partir do segundo semestre de 2020.

 

 

 

Print da reportagem do "Jornal Hoje" do dia 15 de julho de 2020

 

O Protocolo

 

 

O protocolo sanitário turístico do Projeto Amigos da Jubarte foi produzido embasado em diretrizes da ANVISA, ABNT, Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) além do "Selo do Turismo Responsável" do Governo Federal, e contou com a consultoria de empresa especializada em segurança sanitária. O protocolo está sendo aprimorado através de expedições avaliativas, praticadas por técnicos contratados pelo projeto e será enviado para apreciação dos órgãos municipais competentes, no prazo estabelecido pelos próprios na última reunião do GT "Observatório da Baleia". 

 

O Projeto Amigos da Jubarte sempre priorizou a segurança nas ações envolvendo o turismo natural de baleias e entendemos que o momento que passamos exige cautela, responsabilidade e ação conjunta, no passo a passo rumo a um possível retorno da atividade.

 

Esperamos que essa importante atividade ecoturística possa retornar em breve, de forma segura para todos!

 

 

Print da reportagem do "Jornal Hoje" do dia 15 de julho de 2020

 

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br