Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com

Projeto Amigos da Jubarte Vira Tema de Trabalho Na Serra

Orientados pela professora Cristina Zampa, alunos fizeram uma apresentação e até cartaz sobre o projeto e sobre as baleias-jubarte

 

Os alunos do sétimo ano da escola Serrana de ensino fundamental, no município da Serra-ES, fizeram um trabalho muito legal sobre o Projeto Amigos da Jubarte, com direito a apresentação e cartaz com informações sobre  as baleias-jubarte.

 

 

A Professora que orientou os alunos durante a produção do trabalho foi Cristina Zampa, parceira do Instituto Últimos Refúgios que já participou de uma saída de observação de baleias. 

 

Cristina diz adorar as baleias-jubarte e ela contou aos alunos que participou da saída de observação do projeto e que eles se encantaram pela baleia-jubarte assim como ela.

 

A professora chegou a participar da capacitação de professores da Serra, que ocorreu em outubro de 2019 no Parque Botânico Vale, onde ela pode conhecer ainda mais sobre o projeto, além de aprender mais sobre a biologia da baleia, e conhecer as características e comportamentos das jubartes.

 

 

Fotos de Cristina Zampa em sua saída de Observação de Baleias

 

A Professora conta que, sempre que possível, apresenta aos alunos as maravilhas naturais do Espírito Santo e ainda fala que se impressiona ao perceber que muitos alunos desconhecem a fauna e flora local.

 

 

Fotos de atividades realizadas pela professora Cristina com seus alunos.

 

O Trabalho

 

Cristina Zampa disse que uma vez questionou os alunos sobre a fauna silvestre que eles conheciam e ficou surpresa com as respostas. Segundo a professora, a grande maioria dos alunos disseram nomes de animais domésticos ou da fauna africana e norte-americana.

 

 

Se deparando com aquela situação, a professora apresentou aos estudantes diversos projetos de conservação de animais silvestres da fauna capixaba, e dentre eles, o Projeto Amigos da Jubarte.

 

Foto do slide feito pelos alunos.

 

A proposta da professora foi de que os alunos se dividissem em grupos e escolhessem um dos projetos para fazer uma apresentação.

 

Um dos grupos escolheu o Projeto Amigos da Jubarte, ganhando  nota máxima. Além do cartaz, o grupo utilizou fotos e vídeos produzidos pelo projeto e parceiros, explicaram ao restante da turma sobre a importância da conservação e preservação da baleia-jubarte, além de mostrar também  seus hábitos e características.

 

 

Fotos da apresentação do trabalho pelos alunos.

 

Educação Ambiental

 

A educação ambiental é um dos pilares do projeto, e nos enche de alegria observar a disseminação de conhecimento feita pela professora Cristina Zampa com seus alunos, não só do Projeto Amigos da Jubarte, mas como de outros projetos do Espírito Santo.

 

A educação é muito importante para o desenvolvimento da sociedade e o fato dos alunos de Cristina aprenderem um pouco mais sobre a fauna local mostra que a sementinha da educação ambiental foi colocada na cabeça deles.    

 

 

Fotos dos slides feitos pelos alunos.

 

“A expectativa é que esses estudantes levem esses conhecimentos adquiridos para outras pessoas e disseminem os esforços que são feitos no ES para preservar a fauna local”, afirma Cristina.

 

A professora disse que acha muito importante trabalhar com a educação ambiental na escola e que ela precisa ser contínua para dar o gatilho da sensibilização ambiental nos alunos. Ela ainda fala que se sente realizada de poder trabalhar com essa temática dentro da sala de aula.
 

 

“É muito gratificante trabalhar dessa maneira. Quebrando paradigmas, mudando a perspectiva, sendo criativo e influenciando as crianças e adolescentes a repensarem o mundo e o modo como nós o percebemos e nos relacionamos com os ambientes à nossa volta”, disse Cristina.

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload