NOTA: Ameaças Antrópicas à vida das Baleias-jubarte

 Está circulando na internet um lamentável vídeo que mostra um incidente grave envolvendo uma embarcação de pesca e uma baleia, no litoral brasileiro.

 

Ficamos extremamente sensibilizados com as imagens fortes e fomos informados que o ICMBio, através do Centro de Mamíferos Aquáticos, iniciou uma investigação para apurar possíveis responsáveis pelos atos demonstrados no vídeo.

 

O emalhamento em redes de pesca é uma das principais ameaças à população de baleias-jubarte que migra pro Brasil em seu período reprodutivo, além do atropelamento por embarcações, impacto da poluição sonora submarina e até mesmo a caça, ainda realizada por alguns países.

 

 

Fotos ilustrativas realizadas pela equipe do Projeto Amigos da Jubarte.

 

Lembramos que as principais leis e normas brasileiras de proteção aos cetáceos , Lei 7643/87, Lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e o Decreto 6514/2008 no artigo 30, determinam a proibição da caça e o molestamento de cetáceos em águas brasileiras e descreve o molestamento de cetáceos como infração ambiental, com penalidades legais previstas.

 

O Jubarte.Lab monitora ameaças no litoral capixaba com o objetivo de fomentar a criação de novas políticas públicas que promovam a conservação das espécies e o ambiente marinho como um todo

Fotos ilustrativas realizadas pela equipe do Projeto Amigos da Jubarte.

 

Estamos aguardando mais informações sobre o triste incidente. Entre em contato conosco para repassarmos a informação para o CMA/ICMBio e assim contribuirá com a apuração da questão.

 

Autor: Thiago Ferrari, Coordenador do Projeto Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil.

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br