Jujuba salta em Jardim Camburi e se despede de Vitória-ES

 No último dia 14 de dezembro aconteceu o Festival Amigos da Jujuba no Atlântica Parque em Camburi

 

Mascote do Projeto Amigos da Jubarte, a baleia Jujuba ganhou um festival especialmente em sua homenagem, com diversas atrações que agitaram o último sábado (14), no Atlântica Parque em Camburi, Vitória-ES. 

 

 

O evento serviu como despedida simbólica das baleias-jubarte, que retornam para a Antártica para se alimentarem, além de marcar o encerramento das atividades do Projeto Amigos da Jubarte em 2019. Muitas crianças e adultos se divertiram e participaram das atividades desenvolvidas pelo projeto em parceria com a Vale.

 

 

Atrações

 

O Festival Amigos da Jujuba também serviu para mostrar algumas peças desenvolvidas em 2019 pelo Projeto Amigos da Jubarte, como o tabuleiro gigante da Jujuba e o barco da educação ambiental.

 

Além dessas atrações, o festival também contou com uma ação de limpeza na Praia de Camburi, uma exposição fotográfica e, é claro, a participação da Jujuba, que agitou e divertiu todo mundo com seu carisma e simpatia.

 

 

Confira abaixo um pouco mais sobre cada atividade realizada pelo projeto durante o festival:

 

Exposição Fotográfica

 

A longo dos anos, o Projeto Amigos da Jubarte vem utilizando a fotografia como um instrumento de divulgação, difusão científica e sensibilização ambiental. Dessa forma, várias imagens foram selecionados para formar um mural com 16 placas que informam e explicam sobre a biologia das baleias, seu comportamento, sua importância ambiental, além de diversas outras informações importantes sobre o projeto e sobre as gigantes do mar.

 

 

 

O mural chamou a atenção de muitas pessoas que passavam pelo Atlântica Parque durante o festival. As imagens produzidas pelos integrantes e parceiros do projeto servem como incentivo a conservação da baleia-jubarte e dos oceanos, além de ilustrar diversas características e curiosidades existentes no entorno da baleia-jubarte.

 

 

Ação de Limpeza na Praia

 

Uma atividade utilizada pelo projeto em eventos ao ar livre é a ação de limpeza de praia. Além de contribuir para o meio ambiente ao retirar o lixo de áreas naturais, também faz o trabalho de sensibilização ambiental ao mostrar a quantidade enorme de lixo humano presente na natureza.

 

 

Ação de limpeza sempre é um atrativo que chama bastante atenção, tanto de crianças quanto de adultos, por causa do seu caráter socioambiental de colocar a "mão na massa" em prol da natureza. Nada mais eficiente na educação ambiental do que fazer atividades onde as pessoas possam se responsabilizar e ajudar na limpar as áreas verdes presentes nas grandes cidades, como é o caso da restinga de Camburi na cidade de Vitória.

 

Jogo de Tabuleiro Gigante da Jujuba

 

Outra atividade de educação ambiental desenvolvida em 2019 pela equipe de educadores do Projeto Amigos da Jubarte foi o jogo de tabuleiro gigante da Jujuba. 

 

O jogo foi um grande avanço na educação ambiental do projeto nesse último ano. Sua praticidade e fácil locomoção contribui para que nas atividades de educação ambiental as crianças consigam aprender de forma rápida e interativa os comportamentos, biologia e características da baleia-jubarte.

 

O jogo permite, também, que a criançada participe da brincadeira e, escutando as orientações da educadora Even Aguiar, consigam realizar todo o percurso que é feito pelas baleias-jubarte em seu primeiro ano de vida.

 

Barco de Educação Ambiental

 

O Festival Amigos da Jujuba comemorou o fim das atividades de educação que ocorreram no ano de 2019, mas também apresentou as novas peças de sensibilização para o próximo ano, como é o caso no barco de educação ambiental.

 

Com sete metro de comprimento e quatro metros de largura, o barco possui uma capacidade de até quinze pessoas. Ele foi desenvolvido pelo Projeto Amigos da Jubarte junto com sua parceira Vale para servir como ferramenta lúdica ao que seria uma saída de observação de baleias.

 

 

A embarcação serve como uma verdadeira peça de sensibilização. Há várias mensagens espalhadas informando características específicas das baleias, como sua alimentação e migração. O barco também é equipado com uma tela de exibição de vídeos feitos pelo projeto junto com seus parceiros, além de áudios do canto das baleias-jubarte capturados com a ajuda de um hidrofone durante as saídas de pesquisa.

 

A Mensagem da Educação Ambiental

 

Atividades, como o Festival do Amigos da Jujuba, carregam um grande significado para o Projeto Amigos da Jubarte. A partir de eventos como esse, é possível ver de perto todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, principalmente, em relação a educação ambiental.

 

 

Muitas crianças, que estiveram presente no festival, já até conheciam a mascote Jujuba de outras ações de educação ambiental. As crianças se encantaram com a presença da Jujuba e, aos poucos, foi possível perceber como elas se interessam  pelas baleias, chegando a saber responder algumas perguntas relacionadas a elas.

 

As pesquisadoras Mariana Albuquerque e Beatriz Marins, do Jubarte.Lab, braço da pesquisa realizada pelo Projeto Amigos da Jubarte, acreditam que eventos como esse contribuem para a divulgação da presença das baleias nas águas capixabas e para a sensibilização ambiental das pessoas com as questões relacionadas à conservação dos oceanos. 

 

"As baleias funcionam como guarda-chuvas, por causa de seu carisma é possível passar outras informações como o descarte correto do lixo e sobre a importância da conservação dos oceanos e apas", afirma Mariana.

 

As fotos dessa matéria foram realizadas por Lorenzo Savergnini.

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br