Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com

Jogo de Tabuleiro Gigante da Jujuba encanta a criançada

Nova peça de sensibilização do Projeto Amigos da Jubarte ganha forma e passa a fazer parte do ciclo de educação ambiental

 

A educação ambiental é um dos principais braços de sensibilização realizado pelo Projeto Amigos da Jubarte. Por meio de diversas ações com crianças, jovens e até mesmo adultos, o projeto difunde o conhecimento científico ao falar sobre os comportamentos e a biologia das baleias e espalha o sentimento de pertencimento e de necessidade da conservação.

 

 

A baleia-jubarte é uma espécie "guarda-chuva" funcionando como um símbolo para o fomento da preservação e da conservação dos oceanos. Por ser uma espécie topo de cadeia, a proteção das baleias beneficia diversos outros seres marinhos, melhorando o atual estado dos oceanos e permitindo que mais animais consigam se desenvolver e procriar.

 

Tabuleiro da Jujuba

 

Para que a mensagem de sensibilização ambiental consiga atingir o maior número de pessoas, uma série de ferramentas, como jogos, palestras e atividades, tiveram que ser criadas  visando fomentar o sentimento de empatia pelas baleias-jubarte.

 

 

 

Uma das principais ferramentas de sensibilização desenvolvidas em 2019 foi o Jogo de Tabuleiro Gigante da Jujuba, produzido com a ajuda do talentoso ilustrador Felipe Prest, que recebeu o pedido de realizar toda a arte do jogo pelo Projeto Amigos da Jubarte.

 

Felipe é ilustrador de games e conta que nunca tinha trabalhado com a ilustração de um jogo de tabuleiro que servisse como peça de educação ambiental.

 

 

"Apesar de bem ocupado, fiz questão de participar, pois já conhecia o projeto e gostei muito da ideia do jogo de tabuleiro", conta Felipe.

 

O ilustrador diz ter ficado muito feliz com o resultado e que fica muito grato pela oportunidade de fazer um trabalho que servisse de incentivo a sensibilização ambiental para muitas crianças.

 

 

"Eu gosto muito da ideia de poder ajudar com a conscientização em causas como essa, a proteção da baleia-jubarte. Fico muito feliz de saber que as crianças se interessaram e se divertiram com o tabuleiro", disse Felipe.

 

Como se Joga?

 

O jogo de tabuleiro representa o ciclo do primeiro ano de vida de uma baleia-jubarte, desde do momento em que ela nasce, ir se alimentar na antártica e voltar para sua casa em Vitória, no Espírito Santo.

 

 

Arte do tabuleiro feita por Felipe Prest

 

De acordo com Even Aguiar, coordenadora de educação ambiental do Projeto Amigos da Jubarte, o jogo funciona da seguinte forma: duas pessoas irão começar na primeira casa do tabuleiro, depois será feita uma escolha de quem irá começar, a pessoa que iniciar vai lançar o dado e por seguinte terá que responder uma pergunta sobre a baleia-jubarte, se a pessoa souber a resposta ela irá andar o número de casas do dado que caiu, caso ela não acerte a pergunta, ela perde sua vez e não anda nenhuma casa e passa a vez para o outro competidor, o vencedor do jogo será aquele que chegar primeiro na última casa.

 

 

Educação Ambiental

 

O ano de 2019 foi de muitos avanços para o Projeto Amigos da Jubarte. A educação ambiental foi uma das áreas que mais avançaram, tanto em proporção quanto em eficiência. Para que esse feito ocorresse, muitos foram os esforços e desafios encontrados pelos educadores.

 

 

A princípio, foi necessário entender melhor o público que o projeto queria atingir e traçar o sentimento que era desejado alcançar. A partir disso, um estudo foi realizado para compreender melhor os ajustes que precisavam ser feitos. 

 

Com isso, o trabalho de educação ambiental se desenvolveu e alcançou proporções significativas, alcançando um grande número de ações de sensibilização ambiental e atingindo um número expressivo de crianças que passaram a enxergar a baleia-jubarte como um animal simpático e carismático.

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.

 

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload