Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com

Olha quem deu as caras dessa vez!

Golfinho nariz-de-garrafa acompanha embarcação turística de observação de baleias-jubarte

 

Esse animal de aparência amigável, super carismático, foi fotografado pelo pesquisador do Projeto Amigos da Jubarte Luan Amaral em um embarque de turismo. Você já sabe de quem estamos falando?!

 

Seu nome científico é Tursiops truncatus, conhecido popularmente como  golfinho-nariz-de-garrafa, golfinho-roaz ou até mesmo como fliper (devido ao famoso show de TV dos anos 60). Essa espécie de golfinho é a mais famosa no mundo todo!

 

 

Os golfinhos-nariz-de-garrafa são encontrados em todos os mares tropicais. Costumam frequentar o litoral, geralmente em grupos de cinco a dez indivíduos. Por isso, é comum encontrar esses adoráveis animais na costa capixaba.

 

O Golfinho-nariz-de-garrafa

 

O tamanho do golfinho varia de 2 a 4 metros de comprimento. Sim, eles são bem grandes, sendo o macho maiores que as fêmeas. Eles apresentam uma coloração cinza na parte posterior e branca na parte inferior. Seu “bico” é curto e grosso, o que explica o apelido “nariz-de-garrafa”. É um animal mamífero de dieta bem diversificada, se alimentando de peixes, moluscos e crustáceos.

 

Veja no infográfico abaixo:

 

Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil ICMBio.CMA 01_Page_40

 

Os golfinhos pertencem ao grupo dos cetáceos (o mesmo das baleias-jubarte) e são importantes por serem predadores de topo de cadeia, ou seja, não possuem predadores, garantindo o equilíbrio do ecossistema marinho. Além disso, por se tratar de um espécie guarda-chuva (animais carismáticos utilizados para sensibilização ambiental), ao proteger esses animais, estamos protegendo toda fauna marinha que vivem no mesmo habitat.


Atualmente a o grau de ameaça de extinção da espécie é pouco preocupante (LC) de acordo com a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Porém, devemos tomar cuidado. A poluição dos oceanos e a navegação de grandes embarcações (como navios tanques com produtos perigosos ou com aparatos sonoros) podem afetar a população de golfinhos.

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload