Estagiários registram cardume de Raias na Baía das Tartarugas

As raias circulavam na Curva da Jurema quando os jovens souberam da notícia de sua presença



Um cardume de raias da espécie Gavião-do-mar foi registrado pelo estagiário de comunicação do Projeto Amigos da Jubarte Lorenzo Savergnini e pela estagiária do Instituto Últimos Refúgios Laiz Pontes na Curva da Jurema, em Vitória-ES.


Os registros foram feitos da ponte de Ilha do Frade, local que abrange a Baía das Tartarugas, a primeira APA marinha (Área de Proteção Ambiental) de Vitória, fundada em 2018 (Decreto nº 17.342 de maio de 2018).


As Raias


As raias avistadas são conhecidas como Gavião-do-mar. Essa espécie possuem o corpo em formato de losango e, os movimentos de suas grandes nadadeiras fazem lembrar uma ave em voo, daí seu nome popular.

O nome científico dessa raia é Rhinoptera Bonasus. Essa espécie costuma formar grandes cardumes com mais de mil indivíduos e migrar para a costa brasileira em certas épocas do ano.


O RegistroAs fotos foram feitas no último dia 4. Autor das fotos, Lorenzo conta que não esperava ver as raias e que quando soube da notícia não hesitou em tentar observá-las.


"Não sabia se iria encontrar as raias, principalmente aquele grande cardume, mas eu sabia que só conseguiria vê-las se eu tentasse", conta Lorenzo.


O jovem ainda diz que ficou muito feliz ao ver o animal, afirmando que no momento que observou o grande cardume próximo ao litoral não se aguentou de felicidade ao ver tamanha beleza.

"Esses peixes são muito incríveis. Eu particularmente acho eles encantadores, seja pela sua beleza, seja pela peculiaridade. Elas chamam bastante minha atenção", afirma Lorenzo.

Veja abaixo um vídeo produzido em 2018 pelo Instituto Últimos Refúgios para a página Juntos Pela Baía das Tartarugas, com imagens aéreas realizadas pelo fotógrafo de natureza Leonardo Merçon.

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.




Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br