Ciclo de Educação Ambiental Continua a Todo Vapor

Ações de educação ambiental sensibilizam e emocionam crianças e adultos


Um dos principais pilares do Projeto Amigos da Jubarte é a educação ambiental. Desde o início, o projeto se preocupa em realizar atividades e ações em escolas, eventos e campanhas de limpeza buscando sensibilizar, desde crianças a adultos, sobre questões relacionadas à baleia-jubarte e a importância da sua preservação e conservação.


Neste ano as atividades de educação ambiental já alcançaram um número maior de crianças e de pessoas envolvidas, em comparação com 2018.


Com as atividades realizadas, o projeto consegue difundir, de uma forma divertida, informações relacionadas à presença da baleia-jubarte no Espírito Santo.


Sensibilização


De acordo com Even Aguiar, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Amigos da Jubarte, as atividades realizadas pelo projeto são uma das melhores ferramentas para sensibilizar e conscientizar a população sobre questões ambientais, sobre como enfrentar e fazer uma intervenção na realidade ambiental que se observa hoje.

O trabalho tem efeito em crianças, jovens ou até mesmo adultos, tanto em ambiente escolar ou não escolar.



“Quando se faz algo com tanto carinho, como é o caso das ações de educação ambiental, fica claro que todos os esforços valem a pena. Não há nada mais gratificante do que ver um criança ou um adulto se encantando com as baleias”, afirmou Even.


Desafios e Avanços


O ano de 2019 foi e ainda está sendo de muitos avanços e aprendizados. Even Aguiar, em um depoimento, disse que a educação ambiental começou de forma tímida esse ano. Aos poucos foi crescendo e alcançando uma gama mais expressiva de pessoas e de atividades.


Um bom exemplo disso, é a inclusão da mascote oficial do Projeto Amigos da Jubarte, a baleia Jujuba, que esteve presente em praticamente todas as atividades de educação ambiental neste ano.


“No início, tudo ocorreu de forma muito tímida, porém, aos poucos tudo foi se acertando, graças principalmente aos estudos e a dedicação que foi feita para entender o público que estava interagindo com a gente e a mensagem de sensibilização que queríamos transmitir”, disse Even.


A Jujuba


A mascote oficial do projeto Amigos da Jubarte, a Jujuba, tem sido um dos principais meios de sensibilização. Com muito carisma e entusiasmo, a mascote consegue passar a mensagem da importância da preservação para todos os públicos, desde crianças até adultos.


De acordo com Sandro Firmino, um dos coordenadores do Projeto Amigos da Jubarte, a personagem foi criada para servir como uma ferramenta lúdica de sensibilização de crianças e adolescentes nas atividades de educação ambiental.

E esse carisma todo que a Jujuba possui, é fruto do trabalho do designer Danilo Amorim. Danilo diz que quando recebeu a proposta para fazer o mascote, se sentiu honrado e entusiasmado em realizar algo nobre e que servisse como uma ferramenta de mudança na vida de muitas pessoas.


Danilo afirma que já tinha ouvido falar sobre a existência do projeto e da presença de jubartes no litoral do Brasil. Porém, ele revela que nunca tinha se atentado sobre a causa.



“Conhecer o projeto Amigos da Jubarte me fez repensar algumas atitudes e considerar aspectos importantes sobre o meio ambiente, bem como valorizar a presença dessa espécie que merece atenção, pois já esteve ameaçada de extinção”, disse Danilo.


Ele ainda fala que a inspiração para fazer a personagem veio dos cartoons e que a Jujuba teve muito influência a partir do antigo desenho Tutubarão da Hanna-Barbera.


Danilo disse que se sente honrado de poder fazer parte do projeto e agradece a oportunidade de fazer uma obra que serve como peça fundamental para a mudança.


“A sensação é maravilhosa. Tenho gratidão pelo projeto, que foi super atencioso comigo durante todo o processo criativo. Acredito que não só eu sinto essa gratidão, mas todo o meio ambiente em si”, exclamou Danilo.



--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.





Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br