Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br

Resultado da Capacitação Profissional para o Desenvolvimento do Turismo de observação de Baleias no Espírito Santo!

O Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Amigos da Jubarte realizaram, na última sexta-feira dia 30 junho de 2017, a capacitação de mestre de embarcações e operadores de turismo com o objetivo de alcançar o desenvolvimento das boas práticas no turismo de observação de Baleias na região de Vitória e em todo o Espírito Santo. O evento aconteceu no parque botânico da Vale em Jardim Camburi.

 

A Capacitação Profissional, para operar no turismo de observação de Baleias, teve como público-alvo operadoras de turismo, mestre de embarcações e prestadores de serviços da cadeia produtiva do turismo capixaba, entretanto tivemos grande procura de estudantes, biólogos, oceanógrafos, turismólogos, guias de turismo, professores, empresários do turismo, servidores das prefeituras, somando mais de 200 interessados, que não puderam participar. Tornando clara a necessidade de realizarmos novos cursos, que serão organizados para atender essa demanda, ainda esse ano.

 

Durante o treinamento foram discutidos assuntos como o histórico da caça e estimativa populacional da baleia jubarte no Brasil, a biologia e comportamento das baleias, informações das pesquisas científicas a bordo das embarcações de turismo, sua importância e resultados para a conservação, o encontro de outras espécies de cetáceos e aves durante a observação de baleias, os impactos sonoros e ecolocalização nos animais, sobre a legislação vigente e o turismo responsável.

 

A preparação para a atividade de observação de baleias é importante para as pessoas entenderem que esse turismo é realizado com um dos animais mais fantásticos que existe e em seu período mais sensível, durante a reprodução. “É fundamental entender sobre o comportamento desses animais, dos limites já previsto na legislação brasileira e saber respeita-los...”, ressalta o Oceanógrafo da Paulo Rodrigues.

 

As vagas foram limitadas e tiveram grande procura, ao todo 40 participantes puderam acompanhar as palestras e envolver-se na parte prática, embarcando na ilha de Vitória rumo ao encontro com as baleias-jubarte. Ao todo dezenas de Baleias foram observadas ao longo do treinamento, realizando os mais diversos comportamentos, saltos retirando 2/3 do corpo para fora da água, batida das nadadeiras peitorais e caudal, permitindo que os participantes experimentassem o contato visual com esses animais incríveis!

 

A realização do curso foi do Projeto Amigos da Jubarte composto pelos Instituto O Canal, Últimos Refúgios, Ecomaris, e Baleia Jubarte com o apoio da Prefeitura de Vitória, a Vale e a UFES. Devido à grande procura de Estudantes e Guias de Turismo, outros cursos serão desenvolvidos ainda esse ano, para atender a grande demanda.

 

 

As informações dos novos cursos serão divulgadas no website: www.queroverbaleia.com 

 

... e na página do Projeto Amigos da Jubarte: www.facebook.com/amigosdajubarte/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload