Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com

CICLO DE CAPACITAÇÃO AMIGOS DA JUBARTE 2019 É REALIZADO NO ESPÍRITO SANTO

Do dia 06 a 09 de junho, foi realizado em Vitória-ES a terceira edição do Ciclo de Capacitação Amigos da Jubarte, para Mestres de Embarcação, Agências e Operadoras de Turismo locais.

 

 

 

Na quinta-feira, dia 06, aconteceu as 19:00hrs, no Sebrae de Vitória-ES, a palestra inaugural do ciclo 2019 com a apresentação da palestra da diretora de pesquisa do Inst. Australis, Karina Groch, sobre o tema: "Desafios da Conservação das Baleias Francas em Santa Catarina: Turismo de Observação e Monitoramento em Área Portuária".

 

 

Palestra da diretora de pesquisa do Inst. Australis, Karina Groch.

 

No dia 07, sexta-feira, a imersão para capacitação teórica realizado no parque botânico Vale, contou com um público recorde, em relação aos anos anteriores, de mais de 50 participantes, todos profissionais da cadeia produtiva regional do eco-turismo e integrantes do Grupo de Trabalho fomentado pelo projeto Amigos da Jubarte desde 2015, para o desenvolvimento da atividade de observação de baleias no Espírito Santo.

 

Todos os participantes foram certificados ao final da atividade, na qual foram trabalhados os temas: Turismo Sustentável; Conservação e Biologia da baleia-jubarte; Biodiversidade Marinha Capixaba e Identificação da Fauna Local; Legislação Brasileia de Proteção aos Cetáceos e Segurança no Mar.

 

Capacitação teórica no Parque Botânico Vale.

 

E finalmente no domingo, dia 09 de junho, aconteceu a expedição náutica para capacitação prática do grupo, e foi simplesmente sensacional. As 7 horas da manhã, a embarcação "Mar de Abrolhos" zarpou do pier dos Pescadores, em Vitória-ES, e após alguns minutos de navegação já era possível avistar várias espécies de aves como o trinta-réis, albatroz, tesourão, átoba-pardo e bobo-grande.

 

Saída da capacitação prática em Vitória-ES.

 

Momentos depois também avistamos uma linda tartaruga-oliva que nadou tranquilamente ao lado do barco. E claro, as baleias-jubarte não poderiam faltar e deram um show a parte. Foram 8 baleias avistadas, 4 baleias observadas de perto com a aproximação da embarcação conduzida pelos técnicos do Jubarte.Lab, que acompanhavam a expedição.

 

Mas não parou por aí, o show ainda estava por vir! Quando todos já estavam extasiados e satisfeitos com tamanha biodiversidade marinha observada durante a expedição de capacitação, duas baleias-jubarte resolveram dar um verdadeiro show a parte, executando uma sequência de saltos bem na frente da embarcação, emocionando a todos que estavam presentes.

 

 

NO FINAL ALGO INCRÍVEL E SURPREENDENTE ACONTECEU: Todos a bordo puderam presenciar um salto duplo - quando duas baleias-jubarte pulam juntas, uma do lado da outra, algo muito raro de acontecer!

 

Salto duplo das baleias em frente ao Mestre Alvaro.

 

Nessa edição do Ciclo de Capacitação 2019, estiveram presentes nas atividades executadas 9 agências de turismo capixabas (Blue Trip, Jubarte Safari, Inata, Natura, Capitão Grilo, Cia do Mergulho,Viking, Lancha Vitória, Indiana), 1 agência de turismo pedagógico (DNA), 1 operadora de turismo (AVES), 12 guias de turismo além de 5 mestres de embarcação, encerrando assim com chave de ouro o maior e mais completo ciclo de capacitação de mestres de embarcação, agência e operadores de turismo já realizado pelo projeto Amigos da Jubarte / Jubarte.Lab.

 

 

Continuaremos capacitando e acompanhando de perto os parceiros que promovam o turismo aliado a conservação do ambiente marinho no Espírito Santo.

 

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload