Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com

Baleia salta e quase sai completamente da água

Pesquisador do Projeto Amigos da Jubarte fotógrafa baleia-jubarte saindo quase que completamente da água

 

 

 

Um dos principais motivos que atrai as pessoas para realizar a observação das baleias, principalmente as jubartes, é o fato delas serem excelentes saltadoras, conseguindo sair quase que completamente da água em seus saltos.

 

Um exemplo desse feito foi flagrado por Luan Amaral, pesquisador do projeto Amigos da Jubarte. Acompanhando um embarque turístico para realizar a parte da pesquisa científica, Luan fotografou uma jubarte saltando quase que completamente para fora da água, ficando com apenas parte da cauda e da nadadeira peitoral dentro do mar.

 

A Baleia-jubarte

 

As Megaptera novaengliae, nome científico das baleias-jubarte, são mamíferos aquáticos pertencentes a ordem dos cetáceos. Elas chegam a pesar 40 toneladas e medir 16 metros de comprimento.

 

 

 

Sua observação no litoral capixaba só é possível entre os meses de junho e novembro, período em que ocorre sua reprodução e nascimento dos filhotes. Nos demais meses, a baleia migra para a Antártica para se alimentar de krill, conjunto de espécies de invertebrados semelhantes ao camarão e pequenos peixes.

 

O salto

 

Os saltos das baleias são incríveis. Para realizar esse tipo de acrobacia é necessário muita força nas nadadeiras peitorais e na nadadeira caudal.

 

Mas afinal, por que elas saltam? Para os pesquisadores que estudam esses cetáceos, existem algumas hipóteses que tentam explicar este fenômeno. Uma delas é que o som provocado com o impacto da baleia na água serve para chamar a atenção das outras e demonstrar força entre os machos. 

 

 

 

 

 

Outra hipótese diz que elas fazem essas acrobacias para se livrarem de parasitas e das cracas incrustadas na pele. Alguns ainda defendem que as baleias possuem esse comportamento por pura diversão e que elas costumam “brincar” saltando para fora da água.

 

Mesmo sem saber ao certo qual é a finalidade desses saltos, de uma coisa podemos ter certeza: eles proporcionam um dos acontecimentos mais lindos da natureza e uma das cenas mais belas do litoral capixaba.

 

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload