Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br

Atividade de Capacitação de Professores de Cariacica

Educadores participaram de atividades no Parque Botânico da Vale e foram instruídos sobre a baleia-jubarte no litoral capixaba

 

O Projeto Amigos da Jubarte realizou nos dia 18 e 20 de setembro de 2019 um evento de capacitação de professores da rede municipal de ensino de Cariacica no Parque Botânico da Vale. Esse evento é fruto de uma parceria inédita com a Secretária de Educação do município.

 

 

O Ciclo de Educação Ambiental 2.0: "A Baleia-jubarte e o Ambiente Marinho Capixaba", contou com mais de 90 professores das disciplinas de artes, geografia e ciências tanto do ensino infantil até o ensino superior.

 

Durante todo o processo, foram realizadas diversas atividades e palestras  relacionadas com a baleia-jubarte e o ambiente marinho capixaba, sendo proporcionado, para esses professores, a capacitação para lecionar esses conteúdos em sala de aula com seus alunos.

 

 

Professores

 

A proposta de realizar uma ação como essa é aumentar a área de atuação do Projeto Amigos da Jubarte, nesse caso, se expandindo até o município de Cariacica e estimulando os professores da rede de ensino a realizarem atividades de educação ambiental com seus alunos, para que cada vez mais eles fiquem engajados com as questões ambientais existentes.

 

 

Ao final da capacitação, cada professor recebeu o seu próprio certificado, prova essa de que ele poderá lecionar e aplicar os conteúdos ensinados nas palestras.

 

A professora de ciências, Ana Paula, participou da formação e disse que as atividades realizadas foram maravilhosas e que até mesmo municípios como o de Cariacica, que não está na costa mas é um municípios litorâneo, possui potencial para aplicar os conteúdos didáticos relacionados às baleia-jubarte.

 

 

“Até mesmo no município de Cariacica, há como aplicar práticas pedagógicas ensinadas e inseri-las no contexto social dos nossos alunos”, afirmou Ana Paula.

 

A professora, junto com outros educadores, fez um modelo de atividade chamado “Jub Arte” que consiste na criação de animais com materiais reciclados e papel machê montado as cadeias alimentares que a baleia-jubarte participa.

 

 

Secretaria de Educação

 

A parceria que foi realizada com a Secretária de Educação de Cariacica, ajudou na realização dessa atividade. A professora de ciências e formadora de professores de ciências da natureza do município, Fernanda Heigert, disse que eventos como esse fazem os professores ampliarem a prática pedagógica deles, o que fomenta aos educadores desenvolverem, com seus alunos, atividade diferenciadas em prol de questões voltadas a natureza.

 

 

“A jubarte não é só um animal, ela faz com que pensemos ser algo cultural. Ele vem todos os anos em nosso litoral o que faz pensarmos fazer parte da nossa cultura também e o município de Cariacica faz parte desse contexto por estar no litoral Capixaba, também”, disse Fernanda.

 

As fotos dessa matéria foram feitas por Lorenzo Savergnini e João Zanardo.

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload