Atividade de Capacitação de Professores da Serra

Educadores participam de atividades no Parque Botânico da Vale e são instruídos sobre a baleia-jubarte no litoral capixaba

O Projeto Amigos da Jubarte realizou no último dia 23 um evento de capacitação de professores da rede municipal de ensino da Serra no Parque Botânico da Vale.



O Ciclo de Educação Ambiental 2.0: "A Baleia-jubarte e o Ambiente Marinho Capixaba" contou com cerca de 60 educadores.


Durante todo o evento, foram realizadas diversas atividades e palestras relacionadas à baleia-jubarte e o ambiente marinho capixaba, sendo proporcionado, para os professores, a capacitação para passar esse conteúdo em sala de aula com seus alunos.


Educadores


A proposta de realizar uma ação como essa é aumentar a área de atuação do Projeto Amigos da Jubarte, nesse caso, expandindo até o município da Serra e estimulando os professores da rede de ensino a realizarem atividades de educação ambiental com seus alunos, para cada vez mais engaja-los nas questões ambientais existentes.


A coordenadora de educação ambiental do projeto, Even Aguiar, destaca que as atividades de capacitação de educadores proporciona um maior conhecimento sobre as baleias-jubarte.

“A capacitação tem como objetivo munir os educadores de conhecimento sobre a jubarte e o ambiente marinho capixaba e a importância desse cetáceo no sentido ecológico e econômico”, afirma Even.

A Capacitação


Em cada capacitação, é realizada uma dinâmica na qual os professores se reúnem em grupos e discutem quais atividades de educação ambiental, que envolvam a baleia-jubarte e o ambiente marinho capixaba, podem ser realizadas no local de trabalho.


A partir dessa dinâmica, Even afirma que ações envolvendo escolas/instituições com a comunidade tiveram um grande destaque.

“Os professores tiveram a ideia de criar uma conexão entre comunidade e escola/instituição, promovendo ações em conjunto com alunos e população como a utilização de materiais produzido em sala de aula”, disse Even.



As fotos dessa matéria foram feitas por Leonardo Merçon.

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.





Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br