Chega ao fim a temporada turística de observação de baleia-jubarte 2020 no ES.

As baleias-jubarte se despedem do litoral capixaba para cumprirem seu ciclo de alimentação na Antártida e voltarem ano que vem, fortes e saudáveis, para mais uma temporada emocionante!

 

 

 

É hora de migrar!

 

As baleias-jubarte são mamíferos de comportamento migratório, e fazem isso em duas etapas: ciclo de alimentação e ciclo de reprodução.

 

Todos os anos, entre maio e novembro, a espécie Megaptera novaeangliae vem ao Brasil para iniciar o ciclo de reprodução. Elas se concentram principalmente entre Espírito Santo e Bahia. Nessa etapa ocorre o período reprodutivo, comportamento de acasalamento, nascimento dos filhotes, amamentação, além dos primeiros ensinamentos. Durante todo esse tempo, elas não se alimentam com exceção das baleias-jubarte recém nascidas que ingerem diariamente 100 litros do rico gorduroso leite de suas mamães.

 

Após sua estadia nas águas quentes e calmas do sudeste e nordeste brasileiro, as baleias-jubarte migram para a Antártica, onde realizam seu ciclo de alimentação. Alimentando-se de pequenos peixes e principalmente krill, conjunto de crustáceos semelhantes ao camarão.

 

Temporada turística 2020!

 

Todos os anos cerca de 20 mil baleias visitam nosso litoral capixaba, e ficamos muito felizes por esse número continuar em crescimento constante!
 

Esse foi um ano atípico para nós devido a pandemia. Para não suspender as expedições turísticas de observação de baleias em 2020, em agosto criamos o protocolo de segurança sanitária e foi um sucesso! 

 

De acordo com nossa agência parceira Aves, após a implantação do protocolo de segurança, foram recebidos em média 430 turistas para ver baleias. Os turistas sentiram-se seguros e após passeio, recebemos muitos elogios em relação a execução dos procedimentos do protocolo. 

 

A equipe do projeto Amigos da Jubarte e todos os parceiros prezam sempre pela segurança e saúde de todos.
 

 Fotos da execução do protocolo de segurança sanitária - Fotos : Leonardo Merçon

 

 

Durante as saídas de turismo de observação de baleias, é muito difícil segurar a emoção quando se observa um animal tão magnífico e grande como as baleias-jubarte! Assista agora um pouco dessa emoção. 

 

 

Nossas gigantes como sempre deram um show de apresentação em toda a temporada! As baleias-jubarte merecem todo o nosso respeito e admiração. Preservar a baleia-jubarte e todo ecossistema marinho é nosso lema.

 

A equipe Amigos da Jubarte agradece a todos envolvidos nessa jornada.

 

Nossa temporada turística de 2020 se encerra por aqui. Mas não se preocupe, ano que vem nossas gigantes voltam com tudo!

 

Esperamos vocês na próxima temporada! 

 

 

 

 

 --

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2021, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br