O Salto das Baleias-jubarte

 Saiba tudo sobre um dos principais comportamentos desse cetáceo

 

A Megaptera novaeangliae, popularmente chamada de baleias-jubarte, é uma espécie de baleia mundialmente conhecida pela sua grande atividade aérea nos diversos comportamentos realizados fora d'água, se destacando o salto.

 

As baleias-jubartes são excelentes saltadores. Uma baleia adulta  consegue saltar e colocar dois terços de todo seu corpo para fora da água. São cerca de 30 toneladas, o equivalente ao peso aproximado de cinco elefantes-da-savana adultos.

 

 

Por que elas saltam afinal?

 

Para os pesquisadores do Jubarte.Lab, braço científico do Projeto Amigos da Jubarte, existem algumas hipóteses que tentam explicar este fenômeno. Uma delas é que o som provocado com o impacto da baleia na água serve para chamar a atenção das outras e demonstrar força entre os machos em um grupo competitivo.

 

Outra hipótese diz que elas fazem essas acrobacias para se livrarem das cracas incrustadas em sua pele. Alguns ainda defendem que as baleias possuem esse comportamento por pura diversão. Elas costumam “brincar” saltando para fora da água.

 

 

 

Montagem com os estágios do salto da baleia-jubarte.

 

Esses saltos apresentam algum risco para os turistas?

 

A resposta é não. Os saltos das baleias-jubarte não apresentam risco aos turistas ou as embarcações, desde que as normas de avistagem sejam respeitadas e seguidas de acordo com a Legislação Brasileira de Proteção aos Cetáceos.

 

Veja o quadro abaixo com as normas de avistagem, e uma ilustração de como as embarcações devem se portar diante do avistamento de uma baleia-jubarte.

 

 

 

 

 

Nas últimos semanas, uma notícia sobre um salto de baleia-jubarte próximo a uma embarcação no Havaí, nos Estados Unidos, ganhou proporção internacional ao levantar a questão dos riscos que os turistas correram por estarem próximos ao animal. Foi inclusive levantada a hipótese de que "a baleia-jubarte saltou como um aviso para não se aproximar, já que havia uma mãe com sua prole ali". 

 

Você pode ler a matéria original clicando no link a seguir: https://www.dailymail.co.uk/news/article-8037363/Giant-male-humpback-comes-feet-crushing-boat.html

 

 

De acordo com o pesquisador Jonathas Barreto, do Jubarte.Lab, as baleias-jubartes não são animais agressivos, porém, por conta dos saltos, elas podem apresentar algum risco caso as normas de avistarem não sejam compridas.

 

"As jubartes não são animais agressivos, porém, por se tratar de uma mamífero, elas possuem comportamentos maternos de proteção à prole que pode levar a ela querer se distanciar das embarcações e não saltar perto delas", afirma Barreto.

 

Jonathas lembra sobre a importância de procurar ir avistar baleias junto de agências de turismo capacitadas como, por exemplo, a agência AVES Voando Alto, que, ao longo dos anos, vem demonstrando empenho em respeitar todas as normas de avistagem presentes na legislação durante as saídas de observação de baleias no Espírito Santo.

 

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br