As Baleias-jubarte iniciam seu retorno ao Brasil

 Em um período de dois meses, as baleias navegam em retorno às águas brasileira

 

As próximas semanas serão de grande expectativa no litoral brasileiro. As Baleias-jubarte que circulam em águas brasileiras até a região do Banco dos Abrolhos,  já iniciou sua volta após passar o verão na Antártica, mais precisamente em áreas próximas às Ilhas Sandwich e Geórgia do Sul, onde se alimentam de pequenos peixes e de krill, coletivo de invertebrados semelhantes ao camarão.

 

Durante dois meses, esse grupo de baleias-jubarte com cerca de 20 mil indivíduos navega 4 mil quilômetros em rota pré-estabelecida no retorno ao Brasil.

 

 

Em 2019, foi feito o registro na metade do mês de maio da chegada dos primeiro cetáceos ao país. De acordo com os pesquisadores do Jubarte.Lab, braço científico do Projeto Amigos da Jubarte, o retorno dos baleias, ou pelo menos de alguns indivíduos, é iniciado na metade do mês de março, chegando, consequentemente, na metade de mês de maio.

 

Não são todos os indivíduos que iniciam o retorno de imediato. Da mesma forma que algumas baleias-jubarte ficam mais tempo em águas brasileiras antes de migrarem para a Antártica, outras demoram mais tempo para iniciar o retorno ao Brasil.

 

 

 

O Projeto

 

O Projeto Amigos da Jubarte comemora o início desse retorno das baleias as águas verde e amarelas e, com muito entusiasmo, aguarda a chegada desses cetáceos ao litoral do Espírito Santo.

 

O ano de 2020 promete ser um ano de muito esforço e muito estudo em continuidade aos trabalhos que envolvem a luta pela conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho, seja por meio da pesquisa - com o Jubarte.Lab - com o turismo, com as atividades de educação ambiental e com a difusão por meio da comunicação.

 

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
contato@amigosdajubarte.com.br