Receba nossas atualizações por e-mail!

INFORMAÇÕES SOBRE PASSEIOS
DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM VITÓRIA, ES:
027 999 800 413
027 992 473 882
027 992 977 851
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
O PROJETO AMIGOS DA JUBARTE:
027 999 864 177
 
E-MAIL:
amigosdajubarte@gmail.com

Quem Saltar Mais Vence!

Pesquisador do Jubarte.Lab registra baleia-jubarte juvenil realizando mais de 50 saltos

 

Em uma saída de turismo para observação de baleia-jubarte, o pesquisador Luan Amaral, do Jubarte.Lab, braço de pesquisa científica do Projeto Amigos da Jubarte, registrou uma baleia-jubarte juvenil realizando mais de cinquenta saltos.

 

 

O fato ocorreu a cerca de 15 milhas náuticas da costa (27 km) e, segundo Luan, essa baleia já vinha sendo observada a uma certa distância. Mesmo com a aproximação da embarcação (respeitando as regras de observação de baleias), ela não deixou de saltar.

 

“Os turistas foram ao delírio, todo mundo ficou animado de ver os saltos. A gente já tinha visto outros comportamentos na mesma saída, porém, esse surpreendeu”, diz Luan.

 

 

O registro

 

Assim como Luan, muitos turistas observaram de perto esse acontecimento e registraram ele com seus celulares e câmeras fotográficas. De acordo com o Luan, essa saída, com certeza, irá ficar marcada na vida de cada pessoa que tava presente no passeio.

 

“O salto da jubarte é magnífico e ver um juvenil saltando dessa forma só mostra o quanto a preservação e conservação desta espécie, assim como dos oceanos, é importante”, afirma Luan.

 

 

 

 

 

Mas afinal, por que elas saltam?

 

Para os pesquisadores que estudam esses cetáceos, existem algumas hipóteses que tentam explicar este fenômeno. Uma delas é que o som provocado com o impacto da baleia na água serve para chamar a atenção das outras e demonstrar força entre os machos.

 

Outra hipótese diz que elas fazem essas acrobacias para se livrarem das cracas incrustadas na pele. Alguns ainda defendem que as baleias possuem esse comportamento por pura diversão e que elas costumam “brincar” saltando para fora da água.

 

Mesmo sem saber ao certo qual é a finalidade desses saltos, de uma coisa podemos ter certeza: eles proporcionam um dos acontecimentos mais lindos da natureza.

 

--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 

 

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload