Capacitação Técnica para profissionais marítimos e operadores turísticos sobre a Observação de Balei

O Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Amigos da Jubarte promoveram, no dia 25 de julho de 2018, a capacitação teórica para os profissionais marítimos e operadores turísticos sobre a observação de baleias em Vitória no ES.


Dia 26 foi realizada a parte prática embarcada com os 50 participantes. O dia foi especial! Logo na saída da baía, foi avistada a primeira baleia, que adentrou na canal de Vitória e chamou a atenção, ficando bem calma próxima ao barco, sendo monitorada por alguns minutos.



Foram captadas lindas imagens de aproximadamente 10 baleias-jubarte, que mantiveram seu comportamento, se aproximando e passando até por baixo do barco, proporcionando um momento inesquecível para os participantes do curso! A cada treinamento, os profissionais ganham mais experiência e estão prontos para realizar a observação de baleias no Espírito Santo de forma responsável e sustentável!

Em 2017, foram 600 visitantes que participaram de cruzeiros turísticos e de pesquisa, em Vitória! A atividade está ganhando qualidade no seu serviço, as melhorias de infraestrutura estão sendo realizadas e isso tudo vem permitindo que a observação de baleias se torne uma das atividades mais sustentáveis para o estado. Nessa perspectiva, a baleia-jubarte vem se consolidando como um verdadeiro ícone cultural e ambiental para o capixaba!


O Projeto Amigos da Jubarte e seus parceiros buscam fomentar a observação de baleias no estado como instrumento de conservação, educação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável para toda região.


Para saber mais sobre o projeto AMIGOS DA JUBARTE, além de saber como ver as baleias capixabas, acesse: www.queroverbaleia.com ou www.amigosdajubarte.com.br


* O projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal, com co-realização do Instituto Últimos Refúgios, Instituto Baleia Jubarte (Projeto Baleia Jubarte) e Instituto Ecomaris, com apoio da Vale e Universidade Federal do Espírito Santo. Além de prever ações de caráter educacionais, científicos e culturais, a iniciativa aposta num novo panorama turístico, pautado no desenvolvimento sustentável, fomentando a indústria limpa e servindo principalmente de vetor para a sensibilização ambiental.


#amigosdajubarte #baleia #jubarte #baleiajubarte #humpback #whale #vitoria #espiritosanto #cetaceos #mamifero #mammal #oceano #ocean #observacaodebaleia #amores